
Confira os destaques da abertura do mercado desta segunda-feira (15/03/2021):
Bolsas globais sobem com Treasuries e dados da China
As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York iniciam a semana em alta, beneficiados por um movimento de baixa dos Treasuries de longo prazo, o que aumenta o apetite por risco nos mercados acionários. Somado a isso, os dados da produção industrial e de vendas no varejo da China surpreenderam no primeiro bimestre, com avanços superiores a 30%.
BC deve aumentar juros depois de quase 6 anos
Na agenda da semana, a atenção estará voltada para a política monetária no Brasil e no exterior. Por aqui, o Banco Central divulga sua decisão na quarta-feira, após o fechamento do mercado, com investidores apostando majoritariamente em uma alta de 0,5% da taxa básica de juros. Caso a elevação se confirme, encerrará um longo período de queda de juros (desde julho de 2015), que levou a Selic ao patamar histórico de 2% ao ano.
Decisão do Fed também é aguardada nesta semana
Já nos EUA, a expectativa é de que o Fed eleve sua projeção de crescimento da economia americana para este ano e mantenha sua política monetária ultra-acomodatícia, também na quarta-feira. Além disso, haverá decisões nesta semana do Banco da Inglaterra (BoE) e do Banco do Japão (BoJ).
Mercado eleva expectativa do IPCA para 2021 de 3,98% para 4,60%
Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central com as expectativas do mercado, o IPCA para 2021 passou de 3,98% para 4,60%. Já a Selic subiu de 4% para 4,5% ao final deste ano. A projeção do PIB passou de +3,26% para +3,23%, enquanto o dólar em 2021 teve elevação de R$ 5,15 para R$ 5,30, de acordo com agentes do mercado. Já o IBC-Br de janeiro, considerado como uma “prévia” do PIB do BC, subiu 1,04% ante dezembro.
Aumenta pressão pela saída de Pazuello do Ministério da Saúde
Ainda no cenário doméstico, no fim de semana aumentou a pressão pela saída do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O general está desgastado devido ao agravamento da crise sanitária no Brasil, com colapso de sistemas de saúde estaduais, recordes sucessivos na média móvel de mortes, e ritmo de vacinação lento. O Ministério da Saúde negou no domingo, por meio de nota, a saída de Pazuello do cargo.
Smiles realiza assembleia sobre incorporação pela Gol
No campo corporativo, às 9h, ocorre a assembleia de acionistas da Smiles para discussão da proposta feita pela Gol de incorporar a empresa. A discussão está sujeita à aprovação de dois terços dos acionistas minoritários da Smiles. Já a Eletrobras divulgará seus resultados nesta segunda, após o fechamento do pregão. O Carrefour, controlador do Carrefour Brasil, foi multado em 1,75 milhão de euros por pressionar fornecedores em negociações de preços de contratos anuais.
Deixe um comentário