B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa tem queda superior a 3% na semana; dólar “não se move” pelo 2º dia seguido e segue em R$ 5,18

O Ibovespa permaneceu no campo negativo por quase todo o pregão desta sexta-feira, mas foi ganhando fôlego ao longo do dia e virou no final do dia para o azul, fechando em alta de 0,22%, aos 116.933,24 pontos. Contudo, na semana, o índice registrou desvalorização de 3,10%. Hoje, o mercado preferiu adotar cautela antes do feriado de 7 de setembro, que pode exaltar ainda mais os ânimos entre os Poderes. Além disso, houve uma continuação das discussões a respeito da aprovação da reforma do Imposto de Renda na Câmara.

Em Wall Street, as bolsas americanas operaram sem força, mas mesmo assim o índice Nasdaq bateu recorde histórico de fechamento, novamente apoiado pelas ações do setor de tecnologia. Na contramão, os índices Dow Jones e S&P 500 ficaram no vermelho. Por lá, investidores digeriram os dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos, que reportou, de acordo com o relatório payroll de agosto, a criação de 235 mil vagas, bem abaixo da expectativa de geração de 720 mil postos, segundo os economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Vale destacar que na segunda-feira, os mercados acionários estarão fechados por conta do feriado do Dia do Trabalhador.

No mercado de câmbio, o dólar à vista também operou praticamente estável e encerrou o dia em leve alta de 0,03%, cotado a R$ 5,1845. O cenário local bastante nebuloso ainda pesa entre investidores. Somado a isso, a aproximação dos feriados nos Estados Unidos (na segunda-feira) e no Brasil (na terça-feira) também enxugaram parte da liquidez do mercado.

Destaques da Bolsa

As ações das mineradoras e das siderúrgicas avançaram, acompanhando a valorização do minério de ferro na China. Vale ON subiu 0,07%, CSN ON se valorizou 1,72% e Usiminas PNA teve acréscimo de 0,31%.

Quem também teve um dia de forte recuperação foram as varejistas, que sofreram bastante ao longo da semana. Magazine Luiza ON disparou 4,94%, Lojas Americanas PN acelerou 4,15% e Americanas SA ON avançou 1,36%. Foi percebido um movimento de compradores estrangeiros para o setor nesta sexta.

Pelo lado negativo, os bancos caíram em bloco pelo segundo dia consecutivo, com o mercado ainda refletindo os impactos da reforma do Imposto de Renda sobre o segmento. Itaú Unibanco PN perdeu 0,57%, Bradesco PN recuou 0,49%, Banco do Brasil ON tombou 0,24% e as units de Santander cederam 1,37%.

Já aos papéis de Embraer ON perderam 4,48%, com um ajuste técnico, já que nos últimos 11 pregões, a fabricante de aviões acumula valorização de 29%, abrindo espaço para uma correção.

Com a queda do preço do petróleo no mercado internacional, as ações de PetroRio ON afundaram 3,30%, assim como Petrobras PN, que caiu 1,02%. As declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro de que pretende “trabalhar no preço do combustível” também seguem no radar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: reforma do IR segue como foco do mercado doméstico; bolsas globais aguardam dados de emprego dos EUA
Próxima artigo B.Side Daily Report: feriados nos EUA e no Brasil enxugam liquidez da semana; mercado adota cautela antes de manifestações de 7 de setembro