
Na contramão dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou alta de 0,73%, aos 116.154,53 pontos, impulsionado pelo bom desempenho das companhias ligadas a commodities, beneficiadas pelos ruídos de oferta provocados pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Esta foi a quarta sessão consecutiva de valorização para o principal índice da B3.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, impactadas, principalmente, pelas declarações do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no período da tarde. Powell afirmou que o Fed pode elevar juro de forma mais agressiva e que tomará as “medidas necessárias” para diminuir a inflação dos Estados Unidos.
No mercado de câmbio, o dólar à vista cai 1,42%, cotado a R$ 4,9445, diante de uma contínua entrada de fluxo estrangeiro no Brasil, diante de uma alta dos juros futuros por cautela com a inflação e pelo desempenho das commodities, que beneficia moedas emergentes.
Destaques da Bolsa
Entre os principais destaques do dia na B3, as companhias ligadas ao petróleo se destacaram na Bolsa, diante de uma valorização superior a 6% para a commodity diante de novos ruídos envolvendo possíveis embargos da União Europeia sobre o petróleo russo. Nesse contexto, as ações de Petrobras ON e PN subiram 3,44% e 3,63%, 3R ON acelerou 3,70% e PetroRio ON avançou 1,16%.
As mineradoras também registraram fortes altas na sessão, com um aumento da demanda por minério de ferro. Vale ON registrou acréscimo de 2,59%, enquanto CSN ON ganhou 3,04%.
Pelo lado negativo, as empresas do setor de tecnologia e do varejo recuaram em bloco, com o mercado reagindo mal às falas do presidente do Fed, que desencadearam uma aceleração dos juros futuros. As units de Banco Inter tombaram 8,47%, Méliuz ON perdeu 4,04%, Magazine Luiza ON caiu 1,55% e Petz ON se desvalorizou 3,81%.
Já os papéis de Eletrobras ON e PNB caíram 1,71% e 1,43%, respectivamente, após a companhia registrar lucro de R$ 610 milhões no quarto trimestre de 2021, uma queda de 52% em relação ao mesmo período do ano anterior. Investidores também analisam as perspectivas de privatização da companhia.

Deixe um comentário