B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: pressionado pela forte queda de Petrobras, Ibovespa opera estável, enquanto bolsas de NY registram fortes ganhos; dólar cai a R$ 4,76

Pressionado pelo recuo superior a 4% da Petrobras, o Ibovespa teve leve aumento de 0,05%, aos 111.941,68. O índice, no entanto, operou descolado do desempenho positivo dos mercados acionários globais, que tiveram um pregão de recuperação em comparação com as últimas semanas. Na semana, a Bolsa brasileira teve valorização de 3,18%.

Em Wall Street, as bolsas americanas registraram fortes altas, com os índices Dow Jones (+6,2%) e S&P 500 (+6,5%) reportando suas melhores semanas desde novembro de 2020. Investidores digeriram bem indicadores econômicos, como dados de gastos de consumo e núcleo de inflação do PCE, medida preferida do Federal Reserve. Vale destacar que os mercados acionários de Nova York estarão fechados na segunda-feira devido ao feriado de Memorial Day nos Estados Unidos.

No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,49%, cotado a R$ 4,7382, em sessão marcada pela recuperação dos ativos de risco nos mercados globais e enfraquecimento da moeda americana frente a divisas emergentes.

Destaques da Bolsa

Entre os principais destaques da B3, as ações de BRF ON dispararam 4,82%, apoiadas pela informação de que a companhia irá eliminar 25% dos cargos em posição de diretoria, medida para enxugar custos, segundo estratégia do CEO, Lorival Luz.

Já as mineradoras e siderúrgicas subiram em bloco, acompanhando o movimento de valorização do minério de ferro. Na semana, as ações de Vale tiveram uma alta de quase 6%, enquanto na sessão de hoje o avanço foi de 1,75%. CSN ON acelerou 3,10% e Gerdau PN se valorizou 1,24%.

Pelo lado negativo, as ações de Petrobras ON e PN tombaram 4,18% e 4,76%, respectivamente, diante de um movimento de realização de lucros somado a um desmonte de posições antes do feriado dos EUA. Além disso, investidores seguem acompanhando o noticiário político envolvendo a companhia. Hoje, o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, por meio de uma carta, alertou o Ministério das Minas e Energia e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre o “elevado risco” de desabastecimento de óleo diesel no segundo semestre de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais caminham para encerrar a semana no azul; inflação americana fica no radar
Próxima artigo B.Side Daily Report: feriado nos EUA enxuga liquidez dos mercados globais; mercado monitora falas de diretor do Banco Central