Pressionado, principalmente, por mais um dia negativo para empresas ligadas a commodities metálicas, o Ibovespa registrou queda de 0,44%, aos 100.288,94 pontos. Apesar disso, conseguiu preservar o nível psicológico dos 100 mil pontos. Contribuiu para uma perda menor os dados de inflação domésticos. O IPCA de junho, considerado a inflação oficial do País, acelerou para 0,67%, abaixo das projeções do mercado. Apesar disso, esta foi a maior taxa para um mês de junho desde 2018, quando ficou em 1,26%.
Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único, mas encerraram a sessão muito próximas da estabilidade. Por lá, o índice Nasdaq subiu pelo quinta dia consecutivo, com investidores reagindo a um relatório de empregos, o chamado payroll, mais forte do que o esperado, o que deve manter a postura mais agressiva por parte do Federal Reserve.
No mercado de câmbio, o dólar à vista teve forte baixa de 1,44%, cotado a R$ 5,2680, refletindo a melhora do humor nos mercados internacionais. Além disso, os números fortes do payroll ajudaram a diminuir pontualmente os temores de recessão. Assim como ontem, o real liderou os ganhos entre as principais 33 divisas globais.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Azul PN dispararam 6,23%, enquanto as de Gol PN subiram 2,17%, impulsionadas pela desaceleração do dólar e por um clima de menor aversão a risco no exterior. Somado a isso, as últimas prévias operacionais das companhias mostraram uma recuperação da demanda interna.
Ação que mais subiu no primeiro semestre de 2022, Cielo ON continua em trajetória de alta e registrou valorização de 5,13% nesta sexta-feira. Ontem, o JPMorgan melhorou as estimativas de lucro para a empresa, elevando o preço-alvo do papel para R$ 5,50 no final de 2023, além de reiterar a recomendação de compra para o ativo.
Pelo lado negativo, as ações ligadas a commodities metálicas recuaram em bloco, acompanhando mais um dia de queda para o minério de ferro na China, em ritmo de realização depois de o governo chinês anunciar um pacote de incentivo à infraestrutura. Vale ON caiu 2,31%, Gerdau PN perdeu 0,51%, CSN ON tombou 3,03% e Usiminas PNA se desvalorizou 2,93%.
Já alguns nomes que registraram uma semana de ganhos firmes, passaram por um movimento de troca de posições em carteiras e realizações de lucro, casos de Hapvida ON (-4,37%), Yduqs ON (-2,23%) e CVC ON (-4,28%).

Deixe um comentário