B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa fecha em queda pressionado por empresas ligadas a commodities metálicas; dólar cede a R$ 5,17 com clima mais ameno no exterior

Na contramão das bolsas de Nova York e pressionado por ações de commodities metálicas, o Ibovespa registrou queda de 0,22%, aos 110.546,67 pontos. O índice manteve um tom pessimista com a possibilidade de o Federal Reserve adotar um tom mais duro em suas próximas reuniões de política monetária. Na agenda doméstica, as vendas no varejo caíram 0,8% em julho na comparação com junho, abaixo das expectativas do mercado, que esperava por um avanço do indicador.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, em movimento de recuperação após as fortes perdas vistas ontem. No pregão da última terça-feira, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq registraram as maiores desvalorizações em um único dia desde junho de 2020. Hoje, tivemos mais um dado de inflação da economia americana. O índice de preços ao produtor (PPI) recuou 0,1% em agosto na comparação com julho. Na comparação anual, o avanço foi de 8,7%. Os números vieram em linha com o esperado pelo mercado.

No mercado de câmbio, o dólar à vista cedeu 0,18%, cotado a R$ 5,1782, refletindo o clima mais ameno nos mercados globais, especialmente após o PPI não apresentar números tão diferentes das expectativas dos investidores.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques da B3, as ações de Petrobras ON e PN subiram 1,23% e 1,53%, respectivamente, em linha com a valorização do petróleo no mercado internacional. Ainda no setor, PetroRio ON disparou 5,11% e 3R ON acelerou 3,72%.

As ações de Petz ON ganharam 6,53%, após notícia de que Massanori Shibata, ex-NotreDame Intermédica, assumiu como vice-presidente de serviços da companhia, com o objetivo de tocar a área de hospitais, clínicas e plano de saúde. A nova posição foi criada recentemente pela Petz.

Pelo lado negativo, as ações ligadas a commodities metálicas recuaram em bloco, diante da queda do minério de ferro e de uma leitura de recessão global mais profunda, que diminui a demanda pela commodity. Vale ON caiu 1,83%, CSN ON teve decréscimo de 3,91%, Gerdau PN tombou 3,72% e Usiminas PNA cedeu 3,18%.

As ações de algumas varejistas foram penalizadas por conta do terceiro mês seguido de retração das vendas no varejo. Magazine Luiza ON derreteu 4,89%, Via ON se desvalorizou 3,55% e Americanas ON perdeu 1,88%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: futuros de NY tentam se recuperar após forte tombo de ontem e PPI em linha com o esperado; vendas do varejo recuam 0,8% em julho, abaixo do esperado
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais operam com fôlego reduzido nesta quintas globais operam com fôlego reduzido nesta quinta; IBC-BR de julho registra alta de 1,17%