B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa avança aos 117 mil pontos impulsionado por commodities, bancos e eleições; dólar recua a R$ 5,21

Impulsionado pelo bom desempenho das commodities e do setor bancário, além de uma percepção do mercado de que teremos uma disputa acirrada no segundo turno das eleições brasileiras, o que levou investidores a diminuírem o tamanho das posições defensivas, o Ibovespa registrou alta de 0,77%, aos 117.171,11 pontos, na contramão dos mercados acionários em Nova York.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco em mais um pregão, sendo novamente pressionadas pelo movimento de alta dos Treasuries, os títulos públicos americanos. O rendimento dos papéis de 10 anos atingiram o patamar de 4,2%, negociados em níveis que não eram vistos desde 2008. Hoje, o presidente do Fed da Filadelfia, Thomaz Barker, afirmou que a inflação dos Estados Unidos não deve cair à meta de 2% no final de 2024, aumentando os temores do mercado sobre um aperto monetária mais agressivo do banco central americano. As ações de Tesla tombaram 6%, após a empresa divulgar seu resultado do terceiro trimestre de 2022.

No mercado de câmbio, o dólar à vista teve queda de 1,08%, cotado a R$ 5,2175, refletindo a sessão positiva para o mercado doméstico e para o real em 2022. Até o fechamento de ontem (19/10), a moeda brasileira registrava o segundo melhor desempenho global em uma cesta de 33 divisas, com alta de 5,69%, atrás apenas do rublo russo (+20,57%). No exterior, o dólar chegou a ultrapassar o nível de 150 ienes, a menor cotação da moeda japonesa em 32 anos.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, o setor bancário teve ganhos robustos, influenciado pelo patamar de juros elevados no País. Liderando os ganhos do segmento, possivelmente por alguma influência eleitoral, Banco do Brasil ON disparou 4,68%. Itaú PN subiu 1,55%, Bradesco PN avançou 1,15% e as units de Santander se valorizaram 1,72%.

As empresas ligadas a commodities também subiram em bloco. Mesmo com a queda do minério de ferro, mineradoras e siderúrgicas foram impulsionadas pela notícia de que a China planeja relaxar as políticas de “covid zero”. Assim, Vale ON teve acréscimo de 1,28%, CSN ON acelerou 3,96%, Usiminas PNA registrou alta de 2,99% e Gerdau PN ganhou 2,52%. Já as ações de Petrobras ON e PN subiram 2,68% e 2,96%, respectivamente, acompanhando a valorização do petróleo no mercado internacional, mas principalmente o possível aumento da demanda na economia chinesa.

Pelo lado negativo, as varejistas voltaram a sofrer, com o mercado levantando dúvidas sobre os balanços das empresas do setor no terceiro trimestre de 2022. Americanas ON derreteu 13,04%, Via ON tombou 7,06% e Magazine Luiza ON perdeu 2,39%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais operam sem fôlego nesta quinta-feira com mercado de olho no rendimento dos Treasuries; petróleo tem mais uma sessão de ganhos
Próxima artigo B.Side Daily Report: bolsas globais recuam com avanço dos Treasuries de 10 anos, que atingem maior patamar desde 2007; com agenda esvaziada, mercado doméstico olha para exterior e eleições