
Em uma sessão marcada por maior aversão a risco no exterior, o Ibovespa registrou queda de 0,45%, aos 104.228,93 pontos, pressionado, principalmente, pelas ações de Petrobras. Apesar do discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Congresso americano ser a pauta do dia, investidores seguiram acompanhando o noticiário de Brasília, especialmente o conteúdo relacionado ao novo arcabouço fiscal que será instaurado no País. Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a proposta já estaria pronta e que o projeto será apresentado como lei complementar. O ministro também disse que o tema ainda não havia sido tratado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, Haddad se reuniu com o presidente do Banco Centralm Roberto Campos Neto.
Em Wall Street, as bolsas americanas registraram fortes perdas, após Powell sinalizar que a taxa de juros nos Estados Unidos pode subir por mais tempo do que se especulava, alimentando temores de uma alta potencialmente maior na próxima reunião de política monetária do banco central americano, que acontecerá ainda neste mês. “Os dados econômicos mais recentes foram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente”, disse Powell. No mercado de renda fixa, os rendimentos dos Treasuries, os títulos públicos americanos, com vencimento em 2 anos chegaram a quase 5%, nível mais alto desde 2007.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,44%, cotado a R$ 5,1927, em linha com o movimento de fortalecimento da moeda americana, à medida que agentes reajustam suas expectativas para os próximos passos do Fed. Investidores já precificam juros acima de 5,50% até o final de 2023.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Azul PN dispararam 20,12%, dando prosseguimento à forte alta vista ontem, quando a empresa subiu 37,98%. Ontem, a companhia aérea informou que firmou acordos comerciais com arrendadores para prolongar mais de 90% de suas dívidas. Ainda no setor, Gol PN ganhou 5,67% e CVC ON acelerou 9,88%.
Já os papéis de Qualicorp ON avançaram 4,16%, em um movimento pontual de recuperação, já que a companhia acumula uma desvalorização superior a 20% no período de um ano. No mesmo setor, Hapvida ON recuou 1,47%, depois da notícia de que a companhia colocou à venda dois ativos considerados não estratégicos: a Resgate São Francisco (transporte de pacientes) e a Maída (empresa de tecnologia voltada à saúde).
Pelo lado negativo, as ações de Petrobras ON e PN tombaram 3,03% e 3,31%, respectivamente, enquanto PetroRio ON caiu 3,00% e 3R ON cedeu 1,85%, com as petroleiras sendo pressionadas pela baixa no petróleo no mercado internacional.
Por fim, as ações de Eletrobras ON e PNB se desvalorizaram 2,18% e 1,96%, nesta ordem. A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou, em despacho realizado no último dia 28, a realização de uma perícia judicial sobre a operação de capitalização que culminou na privatização da Eletrobras. A ação é movida por um grupo de seis sindicatos e associações de trabalhadores.

Deixe um comentário