B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa cai em movimento de realização e opera na contramão das bolsas de NY, mas mantém 106 mil pontos; dólar recua a R$ 4,92

Após duas sessões de ganhos, o Ibovespa operou na contramão dos mercados acionários globais e adotou um movimento de realização de lucros nesta quinta-feira. Assim, o principal índice da B3 registrou queda de 0,40%, aos 106.457,85 pontos, pressionado, especialmente, por ações ligadas a commodities metálicas, diante da desvalorização do minério de ferro. Hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante sua viagem à China que seu plano é combater a sonegação no comércio eletrônico, em uma alusão às operações de sites como AliExpress, Shein e Shopee. Além disso, Haddad disse que não trabalha com a possibilidade de saída de Roberto Campos Neto da presidência do Banco Central, cujo mandato se encerra em dezembro de 2024.

Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com novos dados sinalizando que a inflação americana está mesmo arrefecendo, o que impulsionou, principalmente, as ações do setor de tecnologia. Hoje, o índice de preços ao produtor (PPI) de março dos Estados Unidos recuou 0,5% na comparação com o último mês, ante expectativa do mercado de estabilidade do indicador. O resultado do PPI corroborou para a leitura de tendência de desaceleração da inflação exibida pelo índice de preços ao consumidor (CPI) de março, divulgado na última quarta-feira.

No mercado de câmbio, o dólar à vista seguiu em trajetória de baixa e recuou 0,31%, cotado a R$ 4,9262. O real foi novamente beneficiado por um movimento de enfraquecimento da moeda americana, especialmente após dados de inflação melhores do que o esperado nos Estados Unidos, o que anima investidores a tomarem posições de maior risco em um cenário em que o Federal Reserve fica mais próximo de encerrar seu ciclo de elevação de juros, de acordo com especialistas.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de MRV ON dispararam 6,56%, impulsionadas após a divulgação do relatório operacional do primeiro trimestre de 2023, com players do mercado destacando a recuperação da velocidade de vendas depois de um quarto trimestre fraco e priorização de vendas em relação aos lançamentos, apesar de uma significativa queima de caixa nos três primeiros meses deste ano, fato que já era esperado.

Pelo lado negativo, os frigoríficos desabaram em bloco, sem notícia específica para o setor, mas impactados pela forte desvalorização do dólar nos últimos dias, além de um movimento de rotação de carteiras. Assim, BRF ON tombou 7,64%, Marfrig ON perdeu 7,05%, Minerva ON caiu 6,47% e JBS ON cedeu 2,93%.

Por fim, os papéis de Totvs ON recuaram 6,06%, na maior perda do dia no Ibovespa e na contramão do setor de tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior B.Side Daily Report: bolsas globais sobem à espera de novos dados nos EUA; Campos Neto ainda prega cautela sobre corte na Selic
Próxima artigo B.Side Daily Report: bancos americanos divulgam balanço do 1T23; volume de serviços recua 3,1% em janeiro