
Bolsas globais iniciam a semana com pouco fôlego
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias andam de lado nesta segunda-feira, com o mercado na expectativa pela divulgação de mais resultados corporativos e importantes indicadores macroeconômicos. Hoje, tem índice de manufatura Empire State mensal dos EUA, às 9h30, discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, às 12h, e PIB, vendas no varejo e produção industrial chineses, após às 23h. Ao longo da semana, destaque para dados de inflação da zona do euro, do Reino Unido e do Japão, além de PMI do Japão, zona do euro e EUA.
A expectativa do consenso da Bloomberg para o PIB da China é de uma alta de 4% no 1T23, contra avanço de 2,9% no período anterior. O calendário de resultados desta semana reúne os números do Bank of America, Goldman Sachs, Netflix, Tesla, entre outros.
Governo deve enviar hoje arcabouço fiscal ao Congresso
No cenário doméstico, teremos uma semana mais curta por conta do feriado de Tiradentes, que deixa o mercado local fechado na sexta-feira. No campo político, há a expectativa de entrega hoje da proposta do arcabouço fiscal ao Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse, em entrevista para a BandNews, que não haverá dificuldade para a proposta ser aprovada e afirmou que pretende em duas ou três semanas, no máximo, votar em Plenário. O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2024 foi encaminhado ao Congresso na sexta-feira e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, dará entrevista hoje, às 11h. O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, inicia hoje visita ao Brasil. A agenda de hoje tem IBC-Br de janeiro, considerado uma prévia mensal do PIB, às 9h. Ao longo da semana, destaque para produção industrial mensal, que sai na quarta-feira.
Temporada de balanços do 1T23 inicia nesta semana
No noticiário corporativo, a temporada de resultados corporativos do 1T23 começa com a divulgação dos números da Indústrias Romi, na terça-feira (18), e da Usiminas na quinta-feira (20). O governo indicou Gabriel Galípolo para conselho de administração do Banco do Brasil. Ele é secretário-executivo do ministério da Fazenda. As vendas líquidas da EZTec cresceram 20% no 1T23, para R$ 365 milhões. A Light informou suspensão de pagamento a debenturistas. A Qualicorp foi excluída da segunda prévia do Ibovespa. Evento em São Paulo, a partir das 9h hoje, reúne o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Deixe um comentário