Bolsas globais adotam trajetória de alta nesta sexta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em alta nesta sexta-feira, com o mercado ainda na expectativa pelo acordo sobre o teto da dívida dos EUA, o chamado debt ceiling. Segundo o The Wall Street Journal, o potencial acordo começa a ganhar forma à medida que o prazo, 1º de junho, se aproxima. Na agenda de hoje, os EUA apresentam o índice de preços PCE de abril, às 9h30, e dados da Universidade de Michigan às 11h, que incluem sentimento do consumidor e expectativa de inflação. No Reino Unido, as vendas no varejo subiram 0,5% em abril, ante queda de 1,2% em março e acima do esperado pelo mercado, de alta de 0,3%. O banco central da China provavelmente cortará a taxa de exigência de reserva para os principais bancos mais cedo do que o esperado, de acordo com pesquisa da Bloomberg.
Mercado se anima com perspectiva de início de corte de juros
No cenário doméstico, o IPCA-15 de maio abaixo do esperado, divulgado ontem, elevou as perspectivas do mercado de corte de juros mais cedo ou mais significativo neste ano, o que impulsionou os ativos locais na véspera. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu em entrevista à Globonews que o IPCA-15 e seus núcleos de inflação vieram melhores do que o esperado. Hoje, o ministro Fernando Haddad dará entrevista ao vivo à GloboNews, às 16h. O presidente Lula, em evento ontem à noite, voltou a criticar a taxa de juros, ao dizer que é uma excrescência ser 13,75%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que quer entregar o arcabouço fiscal para sanção do presidente Lula em junho. Na agenda de hoje, o Banco Central divulga dados do setor externo, com estimativa da Bloomberg de déficit de US$ 200 milhões das transações correntes em abril.
Petrobras reforça pedido para atividades na Foz do Amazonas
No noticiário corporativo, a Petrobras reapresentou pedido de retomada de licenciamento para atividades no Foz do Amazonas. A SKS Airways comprou dez aeronaves E195-E2 da Embraer. O conselho de administração da CVC elegeu Carlos Wollenweber como diretor-financeiro e de RI.
Deixe um comentário