Bolsas globais recuam com sentimento de cautela persistente
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em queda nesta sexta-feira, com o sentimento de cautela prevalecendo nos mercados. Após alta expressiva ontem, o rendimento (yield) dos Treasuries americanos e de títulos europeus recuam. A China continua a despertar atenção. De acordo com levantamento da Bloomberg, de 38 construtoras com ações negociadas nas bolsas de Hong Kong e da China continental, 18 relataram perdas preliminares no primeiro semestre, contra 11 em 2022. Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) de julho subiu 5,3% na comparação anual, ante alta de 5,5% em junho e em linha com o esperado pelo mercado. Na Argentina, o ministro da Economia, Sergio Massa, anunciou acordo para congelar preços de combustíveis até 31 de outubro, após o primeiro turno das eleições, que ocorre em 22 de outubro.
Vencimento de opções sobre ações adiciona volatilidade na Bolsa
No cenário doméstico, hoje tem vencimento de opções sobre ações na B3, o que adiciona volatilidade ao pregão. Ontem, o Ibovespa registrou o 13º pregão consecutivo no negativo, ao cair 0,53%, aos 114.982 pontos, a maior sequência no vermelho da história, com cenário externo e baixa de ações do setor bancário e de empresas sensíveis à abertura da curva de juros. Em agosto, o índice acumula perdas de 5,7%. Já o dólar caiu 0,1%, a R$ 4,981. Em Brasília, o relator do arcabouço fiscal na Câmara, o deputado Claudio Cajado, afirmou que a votação do texto será definida em reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira, na segunda-feira. A maioria dos deputados apoia a taxação de dividendos, segundo pesquisa realizada pela Arko Advice e publicada pelo site Brazil Journal. Já a minirreforma ministerial segue indefinida, segundo os jornais, diante da ofensiva do Centrão. Roberto Campos Neto, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco participam de evento em São Paulo a partir das 9h30. Presidente Lula participa de cerimônia de posse de Marcio Pochmann no IBGE.
Noticiário corporativo está esvaziado nesta sexta-feira
O noticiário corporativo está esvaziado nesta sexta-feira. A exclusão da venda de ações remanescentes da Eletrobras do Programa Nacional de Desestatização (PND) não é surpresa, segundo reportagem do Valor. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) derrubou o teto de juros do consignado para aposentados do INSS de 1,97% ao mês para 1,91%.
Deixe um comentário