B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa cai aos 117 mil pontos pressionado por mau humor externo antes de Powell e fraqueza das commodities; dólar sobe a R$ 4,88

Após duas sessões de valorização, acumulando uma alta de 3,24%, o Ibovespa voltou a operar no campo negativo e registrou baixa de 0,94% no pregão desta segunda-feira, aos 117.025,60 pontos. Em um dia de agenda esvaziada, o principal índice da B3 foi pressionado pela retomada do mau humor externo e por um desempenho ruim das commodities, com o petróleo praticamente estável e o minério de ferro encerrando uma sequência de cinco altas consecutivas.

Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, pressionados por novo avanço dos rendimentos dos Treasuries, com investidores aguardando sinais sobre a política monetária diante da expectativa pelos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, que falará amanhã no simpósio de Jackson Hole. As ações de Nvidia subiram 0,12%, após dispararem no meio do pregão, depois de a companhia divulgar lucros e receitas trimestrais que superaram as estimativas de analistas. Apesar dos resultados robustos de Nvidia, o setor de tecnologia não seguiu a mesma tendência de alta. Assim, Amazon caiu 2,72%, Apple cedeu 2,62% e Netflix perdeu 4,82%.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,51%, cotado a R$ 4,8802, com o real sendo pressionado pelo avanço dos juros dos Treasuries e pela fraqueza das commodities. Além disso, ainda há cautela sobre a desaceleração da atividade econômica chinesa e sinais de um mercado de trabalho resiliente nos Estados Unidos. Hoje, os pedidos semanais de seguro-desemprego americanos caíram em 10 mil solicitações, para 230 mil, abaixo dos 240 mil pedidos esperados.

Destaques da Bolsa

Entre os destaques do dia na B3, as ações de Raízen PN aceleraram 3,32%, beneficiadas por um ruído de que a Índia deve proibir a exportação de açúcar por causa das baixas produtividades de suas lavouras, o que deu fôlego para companhias sucroalcooleiras na Bolsa do Brasil.

Uma das poucas altas do setor de varejo, as ações de Alpargatas PN subiram 2,28%, com ganhos semanais de cerca de 6%. A valorização da empresa pode estar ligada ao resultado do balanço do segundo trimestre de 2023 ainda repercutindo e a elevação das expectativas para o lucro da companhia.

Pelo lado negativo, as ações de companhias aéreas recuaram em bloco, pressionadas pela valorização do dólar e com o mercado se desfazendo de papéis considerados mais arriscados. Assim, Azul PN tombou 5,31% e Gol PN perdeu 4,57%.

Por fim, os papéis da própria B3 ON cederam 3,59%, com operadores do mercado apontando para uma possível desmontagem de posições de algum fundo de investimento, dado o fluxo vendedor de algumas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Morning Call B.Side: Câmara aprova reajuste de salário-mínimo e amplia faixa de isenção do IR; bolsas globais adotam trajetória positiva nesta quinta-feira
Próxima artigo Morning Call B.Side: IPCA-15 de agosto registra alta de 0,28%, mais forte do que o esperado; bolsas globais sobem à espera de fala de Powell