Bolsas globais operam em alta nesta quinta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em leve alta nesta quinta-feira, em dia de agenda cheia. Nos EUA, teremos o índice de inflação PCE, considerado o favorito do Fed, com expectativa de alta de 3,3% na comparação anual, e pedidos semanais de seguro-desemprego, ambos às 9h30. Na Europa, os papéis do banco UBS aceleram, após lucro de US$ 28,9 bilhões no segundo trimestre. Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 5,3% em agosto, em base anual, acima do projetado pelo mercado, de 5,1%, e a taxa de desemprego ficou estável em 6,4% em julho, em base mensal. Na China, o PMI industrial subiu para 49,7 em agosto, de 49,3 em julho e 49,1 projetado pelo mercado, e o PMI de serviços caiu para 51 em agosto, de 51,5 em julho. Banco Popular da China se reuniu com bancos e empresas privadas para discutir a melhoria do acesso ao financiamento, segundo notícias. Entre as commodities, o petróleo sobe pelo sexto dia consecutivo, assim como o minério de ferro que avança em Singapura e supera US$ 116 a tonelada.
Taxa de desemprego cai para 7,9% no trimestre encerrado em julho
No cenário doméstico, a taxa de desemprego recuou a 7,9% no trimestre terminado em julho, segundo a Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE. Em relação ao trimestre anterior, entre fevereiro e abril, o período trouxe redução de 0,6% (vindo de 8,5%) na taxa de desocupação. No mesmo trimestre de 2022, a taxa era de 9,1%. Além disso, teremos leilão pelo Tesouro de LTNs e NTN-Fs. Em Brasília, governo deve entregar o projeto do Orçamento de 2024 ao Congresso, cuja data limite é hoje. Segundo notícias, mudanças nos juros sobre capital próprio, entre outras medidas, estarão na proposta do Orçamento. A Câmara aprovou o projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores por quatro anos. O texto volta ao Senado. O Senado aprovou o texto-base do projeto de lei que altera a regra de empate de julgamentos no Carf. Texto segue para sanção presidencial.
PetroReconcavo e Vamos são mantidas na 3ª prévia do Ibovespa
No noticiário corporativo, a PetroReconcavo e a Vamos foram mantidas na terceira prévia do Ibovespa, enquanto a Méliuz foi excluída da carteira, que irá valer de setembro a dezembro de 2023. A Petrobras assinou acordos de cooperação no setor energético com a Cnoon, Sinopec, China Energy International Group e Citic Construction. A Natura definiu a contratação do banco Morgan Stanley para venda da The Body Shop, publica o Valor, e informou que a venda da Aesop para L’Oreal foi concluída. A Americanas, em recuperação judicial, adiou a divulgação dos resultados de 2021, 2022 e do 1º semestre de 2023 para até 31 de outubro de 2023. O Ministério de Minas e Energia voltou a pedir à Eletrobras que avalie suspensão do programa de demissão voluntária (PDV).
Deixe um comentário