Bolsas globais operam sem fôlego nesta terça-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam majoritariamente em queda nesta terça-feira, em dia de agenda esvaziada de indicadores econômicos e na expectativa da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que sai amanhã. O destaque no mercado americano fica por conta do setor de tecnologia. A Apple realiza hoje, às 14h (horário de Brasília) seu evento anual de lançamento de produtos, no qual a maior expectativa gira em torno do iPhone 15. No Reino Unido, a taxa de desemprego aumentou 4,3% no trimestre encerrado em julho, em linha com o esperado pelo mercado. Na Alemanha, o índice ZEW de expectativas econômicas subiu para -11,4 em setembro, de -12,3 em agosto. Na China, ações da Country Garden subiram com notícia de que obteve aprovação dos credores para estender resgate de seis títulos em yuans por três anos, segundo a Reuters.
IPCA de agosto é destaque na agenda doméstica
No cenário doméstico, o IBGE divulgará hoje, às 9h, o IPCA de agosto, com projeção do BTG Pactual de uma alta de 0,26% m/m e de 4,64% a/a. No período anterior, o IPCA subiu 0,12% m/m e 3,99% a/a. A aceleração do indicador pode consolidar a expectativa do mercado de uma alta da Selic de 0,50 ponto percentual no Copom da próxima semana. O Tesouro faz leilão de LFTs e NTN-Bs hoje. Com dados melhores do que o esperado da China ontem e expectativa pelo IPCA, o Ibovespa subiu 1,36% ontem, aos 116.883 pontos. O dólar caiu 1%, a R$ 4,931.
Petrobras manifesta interesse em blocos de gás na Colômbia
No noticiário corporativo, a Petrobras e a Shell estão entre as empresas que manifestaram interesse em expandir a sua participação em projetos de gás natural na costa caribenha da Colômbia, disse o CEO da Ecopetrol, Ricardo Roa, em entrevista, segundo a Bloomberg. A Oncoclínicas firmou acordo estratégico com a Unimed Recife de R$ 280 milhões. A Vibra Energia busca novos projetos para expandir sua rede logística, publica o Valor. A Cosan realiza reunião com analistas e investidores hoje. A Via realiza assembleia com acionistas para aumento de capital e mudança do nome para Grupo Casas Bahia. A Azul teve alta de 13,5% no tráfego de passageiros em agosto e avanço de 13,1% da capacidade de voos. Assim, a taxa de ocupação subiu para 81,6%. O volume transportado pela Rumo cresceu 4% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Deixe um comentário