No dia seguinte às decisões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil, a aversão a risco prevaleceu nos mercados acionários globais, especialmente por conta das sinalizações externas. O Ibovespa registrou queda de 2,15% na sessão desta quinta-feira, aos 116.145,05 pontos. Por aqui, ontem, o Copom cortou a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, levando a Selic a 12,75%, além de sinalizar um corte de mesma magnitude na próxima reunião de novembro. No entanto, o Banco Central avaliou o cenário externo como um dos principais riscos para impedir uma queda de juros mais forte no Brasil.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, dando sequência ao movimento de baixa visto ontem, depois que o Federal Reserve manteve os juros estáveis na faixa entre 5,25% e 5,00%, mas sinalizou que ainda pode promover novas elevações a depender dos dados econômicos. Assim, os Treasuries, os títulos públicos americanos, voltaram a acelerar, com o papel com vencimento em 10 anos atingindo seu maior valor em mais de 15 anos. Somado a isso, os pedidos semanais de seguro-desemprego dos EUA registraram 201 solicitações, bem abaixo dos 225 mil pedidos esperados por economistas, o que também aumenta as preocupações sobre a resiliência do mercado de trabalho americano.
No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 1,13%, cotado a R$ 4,9352, em linha com o movimento de fortalecimento da moeda americana em âmbito global, diante da percepção de que os Estados Unidos vão manter os juros mais altos por um tempo mais prolongado.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, apenas sete ações encerraram o pregão no campo positivo. As ações de Suzano ON subiram 2,04%, enquanto as units de Klabin avançaram 0,50%, beneficiadas pela valorização do dólar e ainda pelo anúncio de reajuste no preço da celulose pela Suzano ontem.
Pelo lado negativo, a aversão a risco penalizou com mais veemência os ativos domésticos, pressionados pela forte alta dos juros futuros. Magazine Luiza ON tombou 6,75%, Grupo Soma ON cedeu 6,71%, Arezzo ON se desvalorizou 5,71%, CVC ON perdeu 5,42% e Locaweb ON teve baixa de 5,24%.

Deixe um comentário