Futuros de NY operam no vermelho nesta terça-feira
Os índices futuros de Nova York operam no vermelho, enquanto as bolsas europeias, com exceção de Londres, adotam trajetória majoritariamente positiva nesta terça-feira. O mercado reage à divulgação de uma bateria de PMIs na China, zona do euro, Reino Unido e Alemanha. Os EUA reportam PMIs composto e de serviços, além do relatório de abertura de vagas de trabalho Jolts. A Moody’s reafirmou o rating de longo prazo da China em A1, mas alterou a perspectiva de estável para negativa. Entre as commodities, o petróleo opera em leve baixa, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 1,31% em Dalian, na China.
PIB do terceiro trimestre registra alta de 0,1%
No cenário doméstico, o PIB brasileiro do terceiro trimestre registrou alta de 0,1% na comparação com os três meses anteriores, informou o IBGE. O número veio acima das estimativas do mercado, que previam queda do indicador. Este foi o terceiro trimestre consecutivo de valorização da atividade econômica do Brasil. A agenda do dia ainda reúne duas participações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em eventos. Também teremos PMI composto e de serviços. Em Brasília, o relator da reforma tributária na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), espera que a proposta seja votada no plenário da Casa na próxima semana, segundo o Broadcast. A CAE do Senado sabatina indicados para o Cade e para a CVM.
Vale atualiza projeção de produção para 2024
No noticiário corporativo, a Vale divulgou seu novo guidance, com produção estimada de minério de ferro para cerca de 315 milhões de toneladas em 2023 e entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas em 2024. A Braskem cancelou sua participação na COP-28, evento sobre mudanças climáticas das Nações Unidas. Ontem, o Banco Safra questionou a legalidade do plano de recuperação judicial da Americanas, pedindo sua anulação. A Alesp realizou ontem a primeira sessão sobre a privatização da Sabesp no Plenário. A projeção é que o projeto seja aprovado amanhã. A produção total de petróleo da Prio atingiu 99.313 barris de óleo por dia em novembro, ante 104.004 em outubro, queda mensal de 4,51%.
Deixe um comentário