
Na contramão dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou queda de 0,46% na sessão desta quarta-feira, aos 130.841,09 pontos. O principal índice da B3 foi novamente pressionado por ações ligadas a commodities, casos de Petrobras e Vale, o que ditou o rumo do mercado local. Por aqui, teremos amanhã a divulgação do IPCA de dezembro e do acumulado de 2023, com mais uma leitura para investidores acompanharem a trajetória inflacionária do Brasil e reafirmarem possivelmente o rumo benigno do indicador.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com o mercado à espera do índice de preços ao consumidor (CPI), que será divulgado amanhã e poderá dar mais pistas sobre o rumo de política monetária adotado pelo Federal Reserve. Hoje, o diretor do Fed de Nova York, John Williams, defendeu a manutenção da política restritiva por “algum tempo”. Além disso, agentes também aguardam o início da temporada de balanços dos EUA, na sexta-feira, com resultados do setor bancário, entre eles Bank of America, JPMorgan e Citi.
No mercado de câmbio, o dólar à vista teve baixa de 0,30%, cotado a R$ 4,8916, em linha com a depreciação da moeda americana em âmbito global, com o mercado à espera de dados de inflação nos EUA. No cenário doméstico, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, fez um discurso considerado hawkish e abriu espaço para o avanço pontual do real.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as ações de Eletrobras ON e PNB subiram 2,59% e 3,03%, respectivamente, com o mercado de olho em uma possível derrota do governo na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), na qual questiona o modelo de privatização da companhia elétrica. Na última segunda-feira, representantes da Eletrobras e da Advocacia-Geral da União (AGU) em busca de um consenso para encerrar a disputa.
Pelo lado negativo, as ações de MRV ON perderam 4,71%, liderando as perdas do Ibovespa em 2024, com desvalorização acumulada de 15,32%.
Já os papéis ligados a commodities recuaram em bloco, diante da queda de 3% do minério de ferro e de 1% do petróleo. Assim, Vale ON tombou 1,50% e Petrobras ON e PN perderam 0,99% e 0,92%, respectivamente.

Deixe um comentário