Impulsionado por um dado de inflação nos EUA melhor do que o esperado e pela valorização das ações de Petrobras, o Ibovespa registrou leve alta de 0,26% na sessão desta sexta-feira, aos 130.987,67 pontos. Os juros futuros operaram em trajetória de baixa, alinhados com os Treasuries, o que permitiu que ativos mais cíclicos do principal índice da B3 tivessem um pregão de recuperação. Na semana, a Bolsa brasileira acumulou queda de 0,78%.
Em Wall Street, as bolsas americanas fecharam praticamente estáveis, com o mercado analisando o início da temporada de balanços corporativos. Hoje foi a vez de grandes bancos reportarem seus resultados. Assim, JPMorgan caiu 0,73%, Wells Fargo tombou 3,30% e Bank of America perdeu 1,07%. Na agenda econômica, o índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA de dezembro registrou deflação de 0,1%, mais fraco do que o esperado, o que fez o mercado voltar a aumentar apostas pelo início do ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve na reunião de março.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 0,36%, cotado a R$ 4,8575, com divisas emergentes como o real se beneficiando de um dado de inflação mais fraco do que o esperado e, consequentemente, de queda dos Treasuries, que tirou parte da atratividade da moeda americana. Na semana, o dólar à vista cedeu 0,30%.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, os papéis de Pão de Açúcar ON dispararam 11,17%, após convocação da companhia de uma nova Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre aumento do limite de capital autorizado.
Pelo lado negativo, as ações de MRV ON perderam 6,79%, em baixa pelo terceiro pregão consecutivo. A construtora divulgou hoje sua prévia operacional do quarto trimestre de 2023, com o mercado avaliando como positivo o retorno de geração de caixa, mas, do lado negativo, lançamentos e vendas abaixo do esperado.
Já as ações de Vale ON recuaram 1,27%, pressionadas pela queda de 1,76% do minério de ferro em Dalian, na China.

Deixe um comentário