
Bolsas globais adotam trajetória de baixa nesta quarta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias adotam trajetória de queda na sessão desta quarta-feira, com o mercado reagindo a dados da China e digerindo sinalizações sobre o início do ciclo de afrouxamento monetário nos EUA e na Europa. Ontem, o dirigente do Fed, Christopher Waller, indicou que o mercado está otimista demais por cortes de juros e sinalizou que o banco central americano deve promover três cortes de 25 pontos-base até dezembro. Já o PIB do quarto trimestre de 2023 da China subiu 5,2%, em linha com as estimativas, enquanto a produção industrial avançou 6,8%, acima da previsão de 6,5%. No entanto, as vendas no varejo chinês de dezembro tiveram alta de 7,4%, abaixo da expectativa de 7,7%, assim como as vendas de moradia que recuaram 6% em 2023. Na zona do euro, o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro acelerou 2,9%, com o número sendo confirmado preliminarmente. A agenda do dia ainda reúne vendas no varejo e produção industrial de dezembro dos EUA, às 10h30 e 11h15, respectivamente. Às 16h, o Fed divulga o Livro Bege. Entre as commodities, o petróleo recua mais de 1%, enquanto o minério de ferro registrou queda de 0,75% em Dalian, na China.
Vendas no varejo registram alta de 0,1% em novembro
No cenário doméstico, as vendas no varejo restrito de novembro subiram 0,1% na comparação com o mês anterior, informou o IBGE, em linha com as expectativas do mercado. Na comparação anual, o indicador registrou aumento de 2,2% e, no acumulado de 12 meses, chegou a 1,5%. A queda das commodities somada ao sentimento de forte aversão a risco no exterior também deve afetar os ativos locais. Em Brasília, o debate sobre a reoneração da folha de pagamentos segue no foco dos agentes. Após ter se reunido com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverá ter um encontro amanhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Gol afirma que ainda não há definição sobre reestruturação de capital
No noticiário corporativo, a Gol informou que não há qualquer definição sobre a forma de implementação de uma reestruturação de capital a ser implementada pela companhia, afirmando que “permanece comprometida com o objetivo de captar recursos para fortalecer seu caixa e em discussões com seus stakeholders financeiros para alcançar a referida reestruturação consensual”. O Inter&Co anunciou que fará uma oferta pública subsequente de até 32.000.000 ações ordinárias Classe A, com opção de colocar adicionalmente mais 4.800.000, que pode chegar a US$ 184 milhões.
Deixe um comentário