Nem mesmo o bom desempenho dos papéis ligados ao minério de ferro foi capaz de segurar o Ibovespa no campo positivo. O principal índice da B3 registrou queda de 0,35% na sessão desta quarta-feira, aos 127.815,70 pontos. O otimismo para as commodities metálicas veio depois de o Banco do Povo da China (PBoC) anunciar uma redução de 0,50 ponto percentual do compulsório bancário a partir de 5 de fevereiro, injetando 1 trilhão de yuans (cerca de US$ 141 bilhões) na segunda maior economia do mundo. No entanto, pesou contra a Bolsa brasileira o movimento de valorização dos Treasuries americanos, somado a uma percepção de saída de fluxo estrangeiro.
Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único, com destaque para o setor de tecnologia, que foi impulsionado pelo avanço de 10,70% das ações de Netflix. A empresa de streaming alcançou um número de 260,8 milhões de assinaturas, um recorde histórico, ao reportar o balanço do 4T23. Já as altas de 0,92% de Microsoft e de 1,43% de Meta também foram preponderantes para levar o índice S&P 500 a renovar sua máxima histórica de fechamento. Entre os indicadores econômicos dos EUA, o índice de gerentes de compras (PMI) composto de janeiro subiu a 52,3 pontos, acima da expectativa do mercado, sugerindo que a economia americana continua aquecida e freando expectativas pelo início de corte de juros por parte do Fed.
No mercado de câmbio, o dólar à vista recuou 0,47%, cotado a R$ 4,9321, em linha com o movimento de recuo da moeda americana na comparação tanto com divisas globais consideradas fortes, caso do euro e da libra, quanto de moedas emergentes, estas últimas impulsionadas pelas medidas de estímulo na China.
Destaques da Bolsa
Entre os destaques do dia na B3, as mineradoras e siderúrgicas avançaram em bloco, beneficiadas por notícias de que estímulo na China, que ajudaram o minério de ferro a fechar em alta de 1,77% no porto chinês de Dalian. Assim, Vale ON subiu 1,01%, CSN ON acelerou 2,30%, Usiminas PNA ganhou 3,82% e Gerdau PN teve alta de 2,31%.
Pelo lado negativo, as ações de Petrobras rondaram o campo positivo na maior parte do pregão, mas inverteram o sinal e encerraram no vermelho, diante de rumores de que o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, telefonou para acionistas da mineradora Vale e, em nome de Lula, pediu que Guido Mantega assuma a presidência da empresa. Mesmo sendo uma notícia da Vale, o temor de ingerência na Petrobras também é refletido. Assim, Petrobras ON se desvalorizou 0,93% e PN cedeu 0,76%.
Por fim, algumas ações cíclicas voltaram a recuar com força nesta quarta-feira. Natura ON tombou 5,38% e Casas Bahia ON perdeu 4,50%.

Deixe um comentário