Após duas sessões no campo positivo, o Ibovespa registrou desvalorização de 1,16% no pregão desta quarta-feira, aos 130.155,43 pontos, em linha com o movimento de baixa dos mercados acionários de Nova York. Por aqui, as ações de Petrobras ON e PN derreteram 5,66% e 5,58%, respectivamente, após o presidente da estatal, Jean Paul Prates, declarar em entrevista que a companhia deverá ser mais cautelosa em relação à distribuição de dividendos bilionários.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com o mercado adotando cautela antes da divulgação amanhã do índice de inflação PCE, considerado o favorito do Fed. Entre os indicadores econômicos, o PIB do quarto trimestre de 2023 dos Estados Unidos cresceu ao ritmo anualizado de 3,2%, abaixo da previsão de 3,3%, contudo mesmo assim a leitura de economistas é de que a atividade americana segue com um crescimento acima do potencial.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 0,75%, cotado a R$ 4,9700, em linha com a valorização da moeda americana em âmbito global, especialmente contra divisas ligadas a commodities, como é o caso do real, além do rand sul-africano, a coroa norueguesa e os dólares neozelandês e australiano. Somado a isso, ruídos em torno da Petrobras também afastaram o apetite pela moeda brasileira.

Deixe um comentário