Bolsas iniciam a semana em queda à espera de dados de inflação
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em queda nesta segunda-feira, com o mercado adotando cautela antes da divulgação dados de inflação dos Estados Unidos na semana. Teremos a leitura de fevereiro do CPI americano, na terça-feira, e do PPI, na quinta-feira. Além disso, a agenda semanal dos EUA reserva venda no varejo, na quinta, produção industrial, sentimento do consumidor e expectativas de inflação, na sexta. Na Alemanha, teremos CPI de fevereiro, na terça, e produção industrial da zona do euro e do Reino Unido, na quarta. Na China, o CPI de fevereiro registrou alta anualizada de 0,7%, acima da previsão e encerrando uma sequência de quatro meses de queda. Entre as commodities, o petróleo recua 0,4%, enquanto o minério de ferro derreteu 5% em Dalian, na China.
IPCA de fevereiro é destaque da semana na agenda doméstica
No cenário doméstico, teremos um dia de agenda esvaziada em termos de indicadores econômicos. Assim, mais uma vez as atenções estarão voltadas para o noticiário internacional e para o desempenho das commodities, com a forte queda do minério de ferro podendo contaminar os ativos ligados ao produto. A agenda da semana reúne o IPCA de fevereiro, na terça-feira, o Caged de janeiro, na quarta, varejo restrito e ampliado e dados de fluxo cambial, na quinta, e volume de serviços, na sexta. Mais cedo, a primeira prévia do IGP-M de março registrou baixa de 0,54%, após cair 0,44% na mesma leitura de fevereiro, informou a FGV.
Lula se reunirá com CEO da Petrobras às 15h
No noticiário corporativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá às 15h com o CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, após a estatal perder R$ 56 bilhões em valor de mercado na última sexta-feira. A imprensa noticiou que integrantes da equipe econômica defenderam o pagamento de dividendos extraordinários, fato não concretizado que trouxe descontentamento para investidores e derrubou o preço das ações da petroleira. A Vale confirmou que seu presidente, Eduardo Bartolomeo, teve o contrato renovado até dezembro de 2025 e segue como mandatário da mineradora até o fim de 2024. A Prio registrou lucro líquido de US$ 324,21 milhões no quarto trimestre de 2023, uma alta de 71% na comparação com mesmo período do ano anterior.
Deixe um comentário