B.Side Insights

Daily report

Fechamento B.Side: Ibovespa recua aos 127 mil pontos e dólar sobe a R$ 5,15 com apetite a risco reduzido em NY

Em linha com o apetite a risco reduzido nos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou queda de 0,46% na sessão desta sexta-feira, aos 127.599,57 pontos. Entre os indicadores econômicos, o IPCA registrou alta de 0,38% em abril na comparação com o mês anterior, informou o IBGE, levemente acima dos 0,33% esperados pelo mercado. Apesar do número ter vindo além das projeções, houve uma leitura de que o indicador de inflação ainda segue com uma composição benigna e que não deve comprometer o plano de voo do Banco Central para a trajetória inflacionária brasileira. A Bolsa brasileira também foi impactada por nova leva de balanços do 1T24. As ações de Banco do Brasil ON subiram 1,77% e de Alpargatas PN avançaram 3,31%, enquanto Magazine Luiza ON tombou 7,78% e Localiza ON perdeu 5,15%.

Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único, mas encerraram próximas da estabilidade. O destaque ficou por conta do índice Dow Jones que alcançou seu oitavo pregão consecutivo no campo positivo. A cautela imposta hoje foi justificada por indicadores econômicos divulgados pela Universidade de Michigan. O índice de sentimento ao consumidor recuou de 77,2 em abril para 67,4 em maio, bem abaixo da projeção de 76,9 e no menor nível em quase seis meses. Já as expectativas de inflação de 1 ano subiram de 3,2% para 3,5% e as de 5 anos avançaram de 3,0% para 3,1%. Além disso, agentes também monitoraram novas falas de dirigentes do Federal Reserve. O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que as chances são elevadas para uma outra alta de juros nos Estados Unidos. “Ela não pode ser descartada”, afirmou Kashkari.

No mercado de câmbio, o dólar à vista subiu 0,30%, cotado a R$ 5,1583, em linha com o movimento de fortalecimento da moeda americana em âmbito global, diante de temores renovados por manutenção dos juros nos Estados Unidos por tempo mais prolongado do que o mercado espera, especialmente depois de aceleração das expectativas de inflação e piora no sentimento do consumidor americano. Por aqui, há também uma cautela imposta após o Copom se mostrar dividido, com um placar de 5 votos a 4.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Morning Call B.Side: IPCA de abril registra avanço de 0,38%, acima das projeções; bolsas globais avançam nesta sexta-feira
Próxima artigo Morning Call B.Side: Ata do Copom é destaque da agenda doméstica na semana; Petrobras reporta balanço do 1T24 após fechamento do mercado