Mesmo com a valorização de seus dois principais nomes, Vale ON (+0,61%) e Petrobras PN (+0,80%), o Ibovespa registrou leve baixa de 0,13% na sessão desta quarta-feira, aos 126.422,73 pontos, pressionado pelo mau humor generalizado nas bolsas de Nova York. Sem drivers relevantes no mercado local, agentes repercutiram alguns balanços. As units de Santander Brasil subiram 0,35%, após o banco registrar lucro líquido recorrente de R$ 3,332 bilhões no segundo trimestre de 2024, um avanço de 44,3% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram com força, com os índices S&P 500 e Nasdaq registrando o pior dia desde 2022, com investidores repercutindo negativamente os balanços de duas big techs: Alphabet, controladora do Google, e Tesla. Os papéis de Alphabet tombaram 5,02%, em sua maior queda desde 31 de janeiro, com a companhia sendo pressionada pela receita de publicidade do YouTube abaixo da estimativa. Já as ações de Tesla derreteram 12,33%, seu pior dia desde 25 de janeiro, devido a uma queda maior do que a esperada nas receitas. Outros nomes de tecnologia também foram contaminados, casos de Nvidia (-6,80%), Meta (-5,61%) e Microsoft (-3,59%).
No mercado de câmbio, o dólar à vista acelerou 1,25%, cotado a R$ 5,6562, com o real mostrando o pior desempenho entre as principais moedas globais. Além do apetite a risco reduzido no exterior, houve um movimento de valorização do iene diante de uma expectativa de que o Banco do Japão (BoJ) promova uma elevação de juros, desfavorecendo divisas de “carry-trade” como a própria moeda brasileira e o peso mexicano, por exemplo.

Deixe um comentário