
Após três sessões consecutivas no campo negativo, o Ibovespa registrou alta de 0,80% nesta terça-feira, aos 126.266,70 pontos, alinhado com os mercados acionários de Nova York. O principal índice da B3 foi impulsionado por seus principais nomes, especialmente pelo setor bancário, em meio à valorizações de Bradesco PN (+3,09%), que já divulgou o balanço do segundo trimestre de 2024, e o Itaú PN (+2,03%), que reportará os números trimestrais hoje após o fechamento do mercado. Os papéis ligados a commodities também ganharam terreno, casos de Vale ON (+0,51%) e de Petrobras PN (+1,35%). Hoje, o Banco Central divulgou a ata referente à sua última reunião de política monetária, que decidiu manter a Selic inalterada em 10,50%. O documento reforçou que o comitê não hesitará em elevar juros para assegurar a convergência da inflação à meta se julgar apropriado.
Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram em bloco, recuperando parte das fortes perdas vistas ontem. Todos os 11 principais setores encerraram o dia no azul, inclusive com a valorização de bich techs e de ações de maior capitalização. Os papéis de Nvidia ganharam 3,78% de Meta subiram 3,86%. O sentimento otimista foi tomado após a recuperação das ações japonesas, após o índice Nikkei registrar alta de 10,2%, melhor dia desde outubro de 2008.
No mercado de câmbio, o dólar à vista caiu 1,46%, cotado a R$ 5,6574, com o real registrando o melhor desempenho na comparação com a moeda americana entre as principais divisas do mundo. Há uma leitura de que a ata do Copom adotando um discurso conservado foi bem recebida. Somado a isso, favoreceu o movimento de menor aversão a risco global, que abriu espaço para uma recuperação das moedas emergentes.

Deixe um comentário