Na contramão do leve avanço dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou baixa de 0,08% na sessão desta terça-feira, aos 136.775,91 pontos. A Bolsa brasileira caminhava para fechar o dia com mais um recorde de fechamento, mas mudou de sinal na reta final do pregão, pressionada pelos papéis de Petrobras ON e PN que cederam 1,14% e 1,26%, respectivamente, em ritmo de correção após fortes altas na véspera e em linha com a queda de cerca de 2% do petróleo no mercado internacional. O resultado só não foi pior por conta da valorização de 3,00% das ações de Vale ON, após a companhia anunciar na noite de ontem que o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da mineradora, Gustavo Pimenta, foi eleito por unanimidade pelo conselho de administração para substituir Eduardo Bartolomeo como CEO a partir de 1º de janeiro.
Entre os indicadores econômicos, o IPCA-15 subiu 0,19% no mês de agosto, desacelerando em relação aos 0,30% de julho, informou o IBGE, em linha com as expectativas do mercado. Com o resultado de hoje, a inflação acumulada em 12 meses desacelerou a 4,35%, vindo de 4,45% nos 12 meses imediatamente anteriores. Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, o que tivemos hoje foi uma inflação que, ainda que com alguns pontos de pressão, trouxe uma composição benigna. A desaceleração de dois dos grupos que mais têm preocupado o Banco Central adiciona ainda mais dúvidas ao cenário, já que, embora a curva precifique altas na próxima reunião do Copom, há dúvidas entre os economistas sobre a necessidade ou não desta nova alta. Neste sentido, se o próximo IPCA vier com uma leitura parecida com a prévia de hoje, talvez fique um pouco mais difícil justificar novas altas na taxa Selic.
Em Wall Street, as bolsas americanas tiveram leve alta, diante de uma agenda econômica esvaziada e com investidores à espera de dados relevantes, especialmente o índice de preços dos gastos com consumo pessoal (PCE) de julho dos Estados Unidos, considerado o indicador de inflação favorito do Federal Reserve, que será divulgado na sexta-feira. Agentes também adotam cautela antes do balanço do segundo trimestre de Nvidia. As ações da companhia subiram 1,46% nesta terça-feira. O índice Dow Jones bateu recorde de fechamento.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou com leve valorização de 0,18%, cotado a R$ 5,5027, refletindo um movimento global de fortalecimento da moeda americana, especialmente na comparação com divisas de países emergentes. Além do real, o peso mexicano foi bastante penalizado na sessão por conta de reformas judiciais no México.

Deixe um comentário