Bolsas globais adotam trajetória de baixa nesta terça-feira
Os índices futuros de Nova York operam no vermelho em sessão marcada pelo retorno dos negócios em Wall Street após feriado nos Estados Unidos. As bolsas europeias também adotam trajetória negativa nesta terça-feira. O mercado adota cautela diante de uma visão pessimista para a recuperação da economia chinesa. Às 10h45 e às 11h, os EUA divulgam o PMI industrial da S&P Global e da ISM, respectivamente. Às 19h, o Banco Central do Chile informa sua decisão de política monetária. Às 22h45, a China reporta PMIs composto e de serviços. Entre as commodities, o petróleo do tipo Brent recua 1,6%, enquanto o minério de ferro 4,74% no porto chinês de Dalian.
PIB do segundo trimestre registra crescimento de 1,4%
No cenário doméstico, o destaque do dia fica por conta do PIB do segundo trimestre de 2024, que registrou crescimento de 1,4%, bem acima da projeção de alta de 0,9%. Por aqui, o mau humor externo e a forte queda das commodities pode trazer mais uma sessão de pressão para os ativos locais. O mercado ainda segue desconfortável com o projeto de lei orçamentária em 2025, considerando que as despesas estão sendo subestimadas pelo governo. Ontem, secretários da área economia evidenciaram desconforto com a desoneração da folha de pagamentos. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, subiu 0,18% em agosto, informou a Fipe. Em 12 meses, o indicador acumula alta de 3,56%.
S&P rebaixa rating da Azul de ‘B-‘ para ‘CCC+’
No noticiário corporativo, a agência de classificação de risco S&P Global rebaixou a nota de crédito da Azul de ‘B-‘ para ‘CCC+’ em escala global e de ‘brBBB-‘ para brBB-‘ em âmbito nacional. A Vale informou que continua em busca de parceiros para sua empresa de energia Aliança Geração, adquirida da Cemig em março deste ano. A Weg fechou um acordo de fornecimento de equipamentos com a Kroma Energia no valor de R$ 630 milhões. A Vamos Locação realizará a 2ª emissão de CDCA em até duas séries no valor de R$ 685 milhões. A Americanas contratou Fernando Dias Soares como vice-presidente de Operações (COO) da companhia.
Deixe um comentário