Mesmo com a forte valorização das ações de Vale ON (+3,64%) e Petrobras PN (+1,78%) na sessão desta quarta-feira, o Ibovespa registrou queda de 0,36%, aos 139.050,93 pontos. Por outro lado, a alta dos juros futuros voltou a pressionar os papéis mais ligados à economia doméstica, com destaque negativo para Assaí ON (-7,52%) e Smart Fit ON (-6,06%). Por aqui, pesou a crise entre Congresso e governo federal em torno do debate sobre o IOF. O presidente Lula negou um rompimento com o Congresso e afirmou que a ação para restabelecer o aumento do IOF no STF é para “conseguir governar”. Segundo a imprensa, ministros do próprio STF avaliam a possibilidade de intermediar uma conciliação sobre a judicialização do decreto que determina o aumento do IOF, a fim de evitar que uma crise entre os Poderes escale ainda mais.
Em Wall Street, as bolsas americanas operaram majoritariamente no campo positivo, com os índices Dow Jones no vermelho, mas perto da estabilidade, e com S&P 500 e Nasdaq no azul. O bom desempenho veio após o presidente americano Donald Trump anunciar um acordo comerciais entre EUA e Vietnã. No entanto, o otimismo foi limitado pelo resultado do relatório ADP, que mostrou o fechamento de 33 mil vagas de trabalho em junho, a primeira queda mensal desde março de 2023 e contrariando as estimativas de criação de 100 mil postos.
No mercado de câmbio, o dólar à vista encerrou em queda de 0,75%, cotado a R$ 5,4202, no menor patamar desde 19 de agosto de 2024. Os dados mais fracos no mercado de trabalho americano foram o ponto principal para a desvalorização do dólar em âmbito global. Somado a isso, o bom desempenho das commodities favoreceu o real no pregão, com a moeda brasileira se destacando entre as divisas para “carrego”, diante da elevada taxa de juros no Brasil.

Deixe um comentário