Um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% para produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, o Ibovespa registrou queda de 0,54% na sessão desta quinta-feira, aos 136.743,26 pontos. O desempenho do índice só não foi pior porque as ações de Vale ON avançaram 2,29%, alinhadas com a valorização do minério de ferro. Hoje, o presidente Lula declarou que pretende negociar com os EUA a fim de reverter a tarifação, mas caso não obtenha sucesso pode recorrer à Lei de Reciprocidade e responder com a taxação de 50% sobre os produtos americanos.
Entre os dados econômicos, o IPCA registrou alta de 0,24% em junho, informou o IBGE. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula avanço de 5,35%, ultrapassando pela primeira vez o teto da meta contínua de inflação, que é de 4,5%. Pela nova regra, a meta de inflação é descumprida quando o IPCA acumulado em 12 meses permanece por seis meses consecutivos fora da banda estipulada pelo CMN.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, com os índices S&P 500 e Nasdaq renovando recordes históricos de fechamento. O destaque do pregão ficou por conta da forte alta das ações de companhias aéreas, como Delta (+12,01%), United Airlines (+14,37%) e American Airlines (+12,80%). Além delas, os papéis de Nvidia subiram 0,75%, encerrando pela primeira vez acima da marca de US$ 4 trilhões em valor de mercado.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 0,78%, cotado a R$ 5,5452, dando sequência ao movimento altista da moeda americana visto na véspera. Além das preocupações relacionadas ao aumento da tarifa a produtos brasileiros, pesa também a repercussão política do evento. A fala do presidente Lula de uma possível retaliação alimenta os temores.

Deixe um comentário