Bolsas globais operam com fôlego reduzido nesta sexta-feira
Os índices futuros de Nova York operam em trajetória de leve alta, enquanto as bolsas europeias não definem sinal único nesta sexta-feira. O mercado reage a balanços corporativos e segue em compasso de espera por novidades relacionadas a negociação de tarifas comerciais. Ontem, o dirigente do Federal Reserve Christopher Waller afirmou que o banco central americano deveria cortar em 25 pontos-base a taxa de juros dos EUA na reunião de julho. A Câmara dos Deputados americana aprovou o pedido de Donald Trump para recuperar US$ 9 bilhões em fundos que haviam sido destinados para auxílio externo e radiodifusão pública. Foi a primeira vez em décadas que uma solicitação de revisão de financiamento foi aprovada pelo Congresso americano. A agenda internacional tem como destaque dados de sentimento do consumidor e expectativas de inflação, divulgadas pela Universidade de Michigan. Entre as commodities, o petróleo avança 1,5%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,38% em Dalian, na China.
Lula endurece discurso contra Trump
No cenário doméstico, o mercado segue atento à possibilidade de escalada da guerra comercial entre Brasil e EUA, após o presidente Lula chamar as tarifas americanas de “chantagem inaceitável”. Ontem, Lula ainda afirmou que as big techs americanas devem ser tributadas no Brasil. Agentes também monitoram a relação do governo com o Congresso, após Lula vetar o aumento no número de deputados e o ministro do STF Alexandre de Moraes manter o decreto sobre o aumento do IOF. A imprensa noticia que o Centrão promete dificultar a vida do Palácio do Planalto no Congresso. Nesta manhã, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro e na sede do PL, em Brasília. Em São Paulo, acontece a reunião trimestral do Banco Central com economistas.
Eztec soma alta de 160% nos lançamentos do 2T25
No noticiário corporativo, a Eztec lançou três empreendimentos no segundo trimestre de 2025, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 490 milhões, o que representa uma alta anual de 160%. A Weg fechou acordo para aquisição da parcela remanescente, de 49%, das ações da PPI-Multitask. A Totvs informou que permanece em período de exclusividade de negociações com a Stone para aquisição da Linx. A Cosan informou que não foi fechado nenhum acordo para a venda da participação na sua empresa de lubrificantes Moove.
Deixe um comentário