Diante de algum otimismo sobre as negociações comerciais entre Estados Unidos e Brasil, o Ibovespa registrou avanço de 0,45% na sessão desta terça-feira, aos 132.725,68 pontos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que há sinais de que o governo americano está “aberto a negociar”. A Bolsa brasileira foi impulsionada, principalmente, pela valorização das ações de Petrobras ON e PN, que subiram 1,63% e 1,31%, respectivamente, antes da divulgação do relatório de produção e vendas do segundo trimestre, divulgado hoje após o fechamento do mercado.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com o mercado de olho nas negociações entre Estados Unidos e China, com a sensação de uma estagnação das conversas, além de operar em compasso de espera pela decisão de juros do Federal Reserve, que será divulgada amanhã. Apesar da ampla expectativa pela manutenção da taxa de juros, agentes ficarão atentos à comunicação do banco central americano, principalmente por conta da constante pressão de Trump para que o Fed reduza os juros americanos.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em queda de 0,36%, cotado a R$ 5,5695, com o real também sendo beneficiado pela percepção de que os governos brasileiro e americano possam sentar na mesa de negociações. Somado a isso, o enfraquecimento dos rendimentos dos Treasuries e dados mais fracos do mercado de trabalho americano também deram suporte ao câmbio brasileiro. A abertura de postos de trabalho nos EUA caiu para 7,437 milhões em junho, de acordo com o relatório Jolts.

Deixe um comentário