B.Side Insights

Daily report

Morning Call B.Side: dados de inflação no Brasil e nos EUA são destaque da semana

Morning Call B.Side: dados de inflação no Brasil e nos EUA são destaque da semana

Bolsas globais operam no vermelho nesta segunda-feira

Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias, com exceção de Londres, adotam trajetória negativa nesta segunda-feira, em movimento de ajuste após forte valorização na sexta-feira, quando o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sinalizou o início do ciclo de corte de juros nos EUA a partir de setembro. O mercado ainda adota cautela diante da leitura que as negociações para um cessar-fogo na Ucrânia não estão avançando. A agenda semanal dos EUA tem como destaque a segunda leitura do PIB do segundo trimestre, na quinta-feira, e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de julho, medida de inflação favorita do Fed, na sexta-feira. Além disso, teremos a divulgação do balanço do segundo trimestre da Nvidia. Na Alemanha, o índice de sentimento das empresas subiu de 88,6 pontos em julho para 89,0 pontos em agosto, superando as expectativas de avanço para 88,7. Entre as commodities, o petróleo sobe 0,7%, enquanto o minério de ferro fechou em forte alta de 2,27% em Dalian, na China.

IPCA-15 de agosto é destaque da agenda doméstica na semana

No cenário doméstico, o destaque da semana fica por conta da divulgação do IPCA-15 referente ao mês de agosto. Por um lado, os ativos domésticos podem ser pressionados pelo mau humor externo, mas, por outro, a valorização das commodities pode trazer algum fluxo. O mercado adota cautela antes do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, marcado para o dia 2 de setembro, que pode acarretar em novas sanções do presidente americano Donald Trump ao Brasil. O presidente Lula recebe o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, país parceiro dos Brics, além de anunciar linha de crédito para a indústria 4.0. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, palestra em evento de comemoração do 100° aniversário do Banco do México.

Zema: Cemig pode ser leiloada e dinheiro usado para pagar dívida de MG com União

No noticiário corporativo, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ameaçou na última sexta-feira leiloar a Cemig e utilizar 100% do valor arrecadado para pagar dívidas do Estado com a União, se o governo federal não tiver interesse em federalizar a companhia. A S&P rebaixou o rating de Braskem para BB-, além de colocar a nota em observação para novo corte, alegando um resultado do segundo trimestre “muito abaixo do esperado”. Os acionistas da Copel aprovaram em assembleia a migração da companhia para o Novo Mercado da B3. A família Coelho Diniz passou a deter 24,6% das ações ordinárias do Grupo Pão de Açúcar e solicitou uma AGE para destituir o conselho de administração atual e eleger novos membros. O Banco do Brasil acionou a AGU após postagens nas redes sociais que, segundo o banco, contêm informações falsas e incentivam a retirada em massa de recursos por correntistas. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a petroleira superou a marca de 50 milhões de metros cúbicos de processamento de gás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa acelera aos 137 mil pontos e dólar recua a R$ 5,42 após sinalização de corte de juros nos EUA em setembro
Próxima artigo Fechamento B.Side: Ibovespa e dólar rondam a estabilidade nesta segunda-feira