Bolsas globais não definem sinal único nesta sexta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias não definem sinal único nesta sexta-feira. Há a expectativa de que o rating soberano da França seja rebaixado por agências de classificação de risco diante da crise política no país. Nesta semana, o presidente francês, Emmanuel Macron, indicou seu quinto primeiro-ministro em menos de dois anos. No Reino Unido, a produção industrial caiu 0,9% em julho ante junho, frustrando expectativas de estabilidade do indicador. A agenda internacional ainda reúne o índice do sentimento do consumidor americano e as expectativas de inflação, medidos pela Universidade de Michigan. O mercado também pode repercutir a notícia de que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu a um tribunal de apelações que remova Lisa Cook da diretoria do Federal Reserve até segunda-feira. Entre as commodities, o petróleo avança quase 2%, enquanto o minério de ferro fechou em leve queda de 0,06% em Dalian, na China.
Mercado repercute condenação de Bolsonaro
No cenário doméstico, o mercado repercute a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por 4 votos a 1. Após a decisão, o presidente dos EUA, Donald Trump, classificou a condenação de Bolsonaro como “terrível” e afirmou estar “muito insatisfeito”. Já o secretário de estado americano, Marco Rubio, afirmou que “os EUA responderão adequadamente a essa caça às bruxas”. O Itamaraty respondeu que os EUA “não intimidarão” o Brasil e o presidente Lula disse que o governo tomará medidas de acordo com o que for anunciado. Sendo assim, o mercado deve ficar atento a possíveis novas sanções do governo americano sobre o Brasil. Entre os indicadores econômicos, o volume de serviços subiu 0,3% em julho de 2025, o sexto mês consecutivo de alta, informou o IBGE. Com o resultado, o setor de serviços acumula avanço de 2,6% em 2025 e expansão de 2,9% nos últimos 12 meses.
Vale obtém licença do Ibama para expansão de mina
No noticiário corporativo, a Vale informou que recebeu do Ibama a licença de operação para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa, com expectativa de expansão de 20 milhões de toneladas. A diretora executiva de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Angélica Laureano, reafirmou que a estatal quer retornar ao mercado de etanol. O CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou que a reabertura de mercados para a carne de frango do Brasil depende mais de fatores políticos do que técnicos. O conselho de administração da Telefônica Brasil aprovou a distribuição de juros sobre capital próprio (JCP) no valor bruto de R$ 340 milhões, correspondente a R$ 0,1060 por ação. O conselho de administração da Oi aprovou a submissão de proposta de grupamento da totalidade das ações ordinárias e preferenciais, na proporção 25 para 1. A Santos Brasil informou que a controladora CMA Terminals Atlântico passará a deter 93,07% do capital social da companhia.
Deixe um comentário