Inflação nos EUA e tensão no Irã ficam no foco do mercado
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em leve queda nesta terça-feira. Ontem, os índices Dow Jones e S&P 500 renovaram mais uma vez recorde histórico de fechamento. As atenções dos investidores giram em torno da divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro dos EUA, com expectativa de avanço mensal de 0,3% e alta anual de 2,7%, o que representaria uma desaceleração. A agenda de balanços corporativos tem como destaque a divulgação dos resultados trimestrais do JPMorgan. Entre as commodities, o petróleo acelera 1,3%, dando prosseguimento ao movimento de forte alta visto ontem, diante de ameaças de Washington contra o Irã. O presidente americano Donald Trump anunciou tarifas de 25% para países que negociem com o governo iraniano. Já o minério de ferro fechou em queda de 0,24% em Dalian, na China.
Setor de serviços é destaque da agenda doméstica
No cenário doméstico, o destaque da agenda fica por conta do volume de serviços referente a novembro, com projeção de avanço mensal de 0,1%. Serviços é o setor mais resiliente em termos inflacionários e que mais traz preocupações ao Banco Central. Falando em Banco Central, a autoridade monetária e o Tribunal de Contas da União (TCU) anunciaram decisão conjunta de realizar uma inspeção para analisar a documentação do Banco Master, liquidado em novembro do ano passado. No campo político, o mercado deve repercutir a primeira pesquisa eleitoral do ano, encomendada pelo site Meio ao Instituto Ideia, com empate técnico entre Lula e Tarcísio de Freitas no segundo turno, mas com o petista à frente de outros candidatos da direita como Flávio Bolsonaro, Michele Bolsonaro ou Ratinho Júnior.
Maior gestora do mundo aumenta participação na Vale
No noticiário corporativo, a maior gestora do mundo com mais de US$ 3 trilhões em ativos administrados, a Capital World Investors (CWI), aumentou sua participação acionária na Vale para 5,02% do total dos papéis da mineradora em circulação. A Vale divulgou que apresentará seu relatório de produção e vendas do quarto trimestre de 2025 no dia 27, após o fechamento do mercado. O BTG Pactual e o Banco Pan informaram que estão prontos para concluir a operação de incorporação. O conselho de administração da Azzas aprovou a 3ª emissão de debêntures simples, em série única, no valor de R$ 500 milhões. O Assaí arquivou, na SEC, a CVM americana, o formulário 15F para cancelar o registro de suas American Depositary Shares (ADS) negociadas na Nyse, em Nova York. Os acionistas da Azul aprovaram a conversão das ações PN em ON, além da extinção das ações PNA.
Deixe um comentário