Em movimento de recuperação e desempenho melhor do que os mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou valorização de 0,74% nesta sexta-feira, aos 121.341,13 pontos, completando o quarto pregão consecutivo no azul. Este também foi o primeiro avanço semanal (+1,40%) da Bolsa Brasileira após quatro semanas negativas. A decisão unânime do Banco Central de manter a taxa Selic inalterada em 10,50% somado a um discurso inicial do governo de rever o orçamento para potencial revisão de gastos com programas assistenciais retirou algum prêmio de risco. As ações de Sabesp ON aceleraram 3,87%, com o mercado aguardando a divulgação do prospecto da oferta pública para a privatização da empresa, repercutindo os termos e condições finais apresentados pela companhia.
Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único e encerraram a sessão muito próximas da estabilidade. Os índices S&P 500 e Nasdaq ficaram no campo negativo, novamente pressionados pela trajetória de baixa das ações de Nvidia, que recuaram 3,22%. Entre os indicadores econômicos, o PMI composto dos Estados Unidos subiu a 54,6 pontos em junho, patamar mais alto em mais de dois anos, o que levou os Treasuries, os títulos públicos americanos, de longo prazo a um movimento altista.
No mercado de câmbio, o dólar à vista cedeu 0,39%, cotado a R$ 5,4408, com a moeda americana avançando na comparação com divisas de economias avançadas, mas perdendo terreno ante moedas emergentes, diante de uma leitura de que a atividade econômica nos Estados Unidos ainda segue resiliente, o que poderia adiar o início do ciclo de corte de juros pelo Federal Reserve. Na semana, o dólar avançou 1,09%.
Deixe um comentário