
Mercado especula 3ª intervenção do Japão em favor do iene
Os índices futuros de Nova York operam em forte queda, com destaque para o setor de tecnologia, em movimento de realização de lucros. Já as bolsas europeias adotam trajetória majoritamente negativa, com exceção da bolsa de Londres, após dados de inflação do Reino Unido acima da previsão de analistas e da zona do euro em linha com o esperado, às vésperas do anúncio da decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE). As expectativas majoritárias são de manutenção das taxas básicas na região. No mercado de moedas, o iene tem valorização acentuada ante o dólar, com o mercado especulando que o governo do Japão possa ter feito nova intervenção a favor de sua moeda, o que seria a terceira em uma semana. Na agenda do dia, teremos dados de produção industrial dos EUA, às 10h15, e falas de dirigentes do Federal Reserve. Entre as commodities, o petróleo opera em alta de cerca de 0,6%, enquanto o minério de ferro caiu 2,66% na bolsa de Dalian.
Galípolo afirma que manter inflação dentro da meta é prioridade do BC
No cenário doméstico, os ativos locais podem ser impactados pelo sentimento negativo em Wall Street e pela forte queda do minério de ferro. Ontem, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, garantiu que a convergência das expectativas para o centro da meta, de 3%, é uma “prioridade” da autoridade monetária. Ele afirmou, no entanto, que o aumento da incerteza e da adversidade exige que não haja um forward guidance do Copom. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em entrevista à Record, que não é necessário uma lei para garantir independência ao Banco Central e pontuou que vai escolher sua indicação para a autoridade monetária “na hora certa”. O ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou até 11 de setembro o prazo para o Congresso e o governo federal chegarem a um acordo sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores. O IGP-10 subiu 0,45% em julho, após ter registrado alta de 0,83% em junho, informou a FGV. O indicador acumula alta de 1,63% no ano e valorização em 12 meses de 3,38%. Às 14h30, teremos o fluxo cambial semanal.
Vale registra alta de 2,4% na produção de minério de ferro no 2T24
No noticiário corporativo, a Vale registrou produção de 80,598 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo trimestre de 2024, o que representa uma alta de 2,4% em relação ao mesmo período de 2023. No período, a mineradora registrou vendas de 79,792 milhões de toneladas, avanço de 7,3% na comparação anual. A Klabin concluiu a aquisição de 100% do capital social da Arauco Florestal Arapoti (AFA) e da Arauco Forest Brasil (AFB) e, indiretamente, 49% do capital social da Florestal Vale do Corisco S.A. (VdC) e 100% da Empreendimentos Florestais Santa Cruz (SC). A operação, no valor de US$ 1,160 bilhão, foi anunciada no ano passado. A Oi fará hoje, às 14 horas, o leilão de seu negócio de banda larga, a Oi Fibra, com expectativa de angariar ao menos R$ 7,3 bilhões com a venda.
Deixe um comentário