Mais uma vez na contramão dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa fechou em alta de 0,30% na sessão desta quinta-feira, aos 130.352,86 pontos. Por aqui, pesou para o desempenho positivo do principal índice da B3 o avanço de 1,16% das ações de Petrobras PN, impulsionadas pela valorização de 3% do petróleo no mercado internacional, diante de temores persistentes sobre a escalada de conflitos no Oriente Médio entre Israel e Irã. Outros papéis ligados à commodity também se destacaram, casos de Prio ON (+2,70%) e PetroReconcavo ON (+2,43%). Pelo lado negativo, as ações de Azul PN tombaram 5,99%, liderando na ponta das maiores quedas.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com os índices Dow Jones e S&P 500 se afastando de suas máximas históricas, com o mercado reagindo negativamente à divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos que registrou alta de 0,2% em setembro na comparação com agosto, levemente acima dos 0,1% projetados. Na comparação anual, o indicador de inflação subiu 2,4%, ante previsão de 2,3%. Além disso, os pedidos semanais de seguro-desemprego somaram 258 mil solicitações, o número mais alto desde o início de agosto, e acima dos 230 mil esperados. Apesar dos indicadores econômicos, o mercado passou a precificar uma chance maior de o Federal Reserve deixar os juros inalterados em novembro após o presidente da distrital de Atlanta, Raphael Bostic, afirmar, em entrevista ao The Wall Street Journal, que estaria confortável em “pular” uma reunião caso os dados sugerissem que isso seria apropriado.
No mercado de câmbio, o dólar permaneceu estável, cotado a R$ 5,5870, diante de dados considerados divergentes nos Estados Unidos. Pesou para a falta de um movimento mais acentuado para qualquer lado, a ausência de notícias locais e novos gatilhos vindos de China. O pregão também não teve sinal único para as moedas emergentes, com perdas para o peso mexicano e ganhos para o rand sul-africano e para os pesos chileno e colombiano na comparação com a moeda americana.

Deixe um comentário