Impulsionado por ações de Vale ON (+0,23%) e do setor bancário, o Ibovespa registrou avanço de 0,34% na sessão desta terça-feira, aos 128.197,25 pontos. O desempenho da Bolsa brasileira só não foi maior porque as ações de Petrobras PN cederam 1,05%, em linha com a queda do petróleo no mercado internacional e em ritmo de realização de lucros depois de subir mais de 3% na véspera. Por aqui, antes do feriado da Consciência Negra, que deixará os mercados locais fechados amanhã, agentes seguiram em compasso de espera pelo anúncio do corte de gastos prometido pelo governo.
Em mais um pronunciamento nesta semana, o presidente do Banco Central, Roberto Campos, declarou que não são só os “agentes da Faria Lima”, mas também os “do mundo real”, que tiveram uma piora na percepção das expectativas de inflação, ressaltando que o prêmio de risco atual é decorrente da desconfiança com a capacidade do governo de equilibrar o fiscal no longo prazo. Ele repetiu que é difícil ter um cenário de juros estruturalmente mais baixos sem ajustes nas contas públicas.
Em Wall Street, as bolsas americanas não definiram sinal único, com desempenho similar ao pregão da véspera, quando o índice Dow Jones encerrou no campo negativo e S&P 500 e Nasdaq no positivo. Estes dois últimos foram novamente impulsionados pelo avanço do setor de tecnologia, especialmente pelas ações de Nvidia que subiram 4,89%. Já os papéis de Walmart ganharam 3,00%, após reportar lucro acima do esperado pelo mercado.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 0,34%, cotado a R$ 5,7672, em uma sessão na qual a moeda americana se fortaleceu globalmente diante de um crescente temor pelo cenário geopolítico, após o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovar uma atualização da doutrina nuclear de Moscou, algo que não acontecia desde junho de 2020. O movimento aconteceu depois de os EUA autorizarem a Ucrânia a utilizar mísseis de longa distância de fabricação americanas no território russo.
Deixe um comentário