Em sessão de pouca volatilidade pelo segundo dia consecutivo, o Ibovespa registrou alta de 0,25% nesta terça-feira, aos 119.298,67 pontos. As duas principais ações da Bolsa brasileira tiveram desempenhos mistos, com valorização de 0,66% para Vale ON e queda de 0,67% para Petrobras PN. O bom humor externo, motivado por sinalizações de Trump e por dados de empréstimo na China, permitiu que o Ibovespa seguisse em terreno positivo. Além disso, o recuo dos juros futuros também fez com que ativos considerados de maior risco se recuperassem.
Em Wall Street, as bolsas americanas avançaram em bloco, mas sem tanto apetito, com agentes à espera do índice de preços ao produtor (CPI) que será divulgado amanhã. O mercado aguarda a leitura do indicador para saber se a inflação estará mais próxima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve, o que permitiria que o banco central americano adotasse uma postura mais frouxa na condução da política monetária. Hoje, o índice de preços ao produtor (PPI) registrou avanço de 0,2% em dezembro, abaixo das projeções de alta de 0,4%.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em queda de 0,85%, cotado a R$ 6,0464, em linha com o enfraquecimento da moeda americana em âmbito global, após notícias de que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deverá adotar medidas tarifárias menos agressivas sobre importações, com uma abordagem gradual, a fim de evitar um repique na inflação. Somado a isso, a valorização do minério de ferro trouxe suporte para o real se destacar na sessão.

Deixe um comentário