Futuros de NY operam em alta após feriado nos EUA
Os índices futuros de Nova York operam em alta, na volta do feriado nos Estados Unidos, enquanto as bolsas europeias adotam trajetória de leve queda nesta terça-feira. O mercado acompanha o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O dólar avança na comparação com o dólar canadense e o peso mexicano, após anúncio de tarifas de 25% dos EUA sobre importações do Canadá e do México a partir de 1º de fevereiro, em uma das primeiras ações do governo de Donald Trump. No Reino Unido, a taxa de desemprego subiu a 4,4% no trimestre até novembro. Entre as commodities, o petróleo cai 1,6%, diante de preocupações com a oferta global. Políticas de Trump devem aumentar a produção nos EUA, contudo impor sanções a outros países. O minério de ferro fechou em alta de 0,56% em Dalian, na China.
Haddad afirma a membros do 1º escalão que contas públicas estão sob controle
No cenário doméstico, a Bolsa brasileira tende a abrir o dia em alta dado que o EWZ, ETF que replica o Ibovespa na bolsa de NY, sobe 1,2% no pré-mercado. Os juros futuros podem seguir em trajetória de queda diante de um alívio nos rendimentos dos Treasuries. Já o real pode ser pressionado pela valorização do dólar sobre algumas moedas emergentes. O mercado segue monitorando as reuniões de Lula com ministros. Segundo a imprensa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou a membros do primeiro escalão que as contas públicas estão sob controle, mencionando um aumento de arrecadação, além de colocar como meta a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais, uma das promessas de campanha de Lula.
Gerdau e Metalúrgica Gerdau aprovam programas de recompras de ações
No noticiário corporativo, o conselho de administração da Gerdau aprovou novo programa de recompra de até 63 milhões de ações preferenciais e até 1,5 milhão de ações ordinárias, enquanto o conselho da Metalúrgica Gerdau aprovou programa de recompra de até 6 milhões de ações preferenciais. Em resposta à CVM, a Vale afirmou que as decisões sobre alocação de capital seguem “rigoroso processo de avaliação”, após notícias de que o governo estaria pressionando o conselho de administração da mineradora para comprar a concorrente Bamin. Em recuperação judicial, a AgroGalaxy registrou prejuízo líquido ajustado de R$ 1,58 bilhão no terceiro trimestre de 2024, aumento de 1.679% ante o mesmo período do ano anterior.
Deixe um comentário