Bolsas globais adotam trajetória de alta nesta quinta-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias adotam trajetória de alta nesta quinta-feira. O Banco Central Europeu (BCE) divulga sua decisão de política monetária às 10h15, com ampla expectativa por redução dos juros de 3,0% para 2,75%, diante da percepção de inflação sob controle e fraco desempenho da economia da zona do euro. Em uma bateria de PIBs do 4T24 na Europa, a atividade da zona do euro se manteve estável (ante expectativa de alta de 0,1%). O da Alemanha caiu 0,2% (previsão de -0,1%), o da França cedeu 0,1% (previsão de 0%) e o da Itália ficou estável (previsão de +0,1%). Às 10h30, os Estados Unidos divulgam o PIB do quarto trimestre de 2024, além dos pedidos semanais de seguro-desemprego. Após o fechamento do mercado, Apple, Visa e Intel reportam balanços trimestrais. Entre as commodities, o petróleo opera estável.
Copom mantém tom cauteloso e eleva Selic a 13,25%
No cenário doméstico, o mercado deve repercutir a decisão do Copom ao elevar a taxa Selic em 100 pontos-base, levando os juros para o patamar de 13,25% ao ano. Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, o comunicado manteve o mesmo tom cauteloso que vinha se observando nas reuniões anteriores, além de se mostrar atento à questão fiscal e de manter o guidance para a próxima reunião. Para ela, a decisão e o comunicado trouxeram o tom certo, e, mais do que isso, necessário, para que a credibilidade do novo presidente junto ao mercado continue sendo construída. Mais cedo, o IGP-M registrou avanço de 0,27% em janeiro, após subir 0,94% em dezembro, informou a FGV. O número veio acima das expectativas do mercado. A agenda do dia ainda reúne dados do Caged, às 10h, e do Governo Central, às 14h30, ambos referentes ao mês de dezembro e com o resultado consolidado de 2024. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concedeu entrevista à RedeTV! que será veiculada hoje à noite.
Reservas provadas da Petrobras somam 11,4 bilhões de boe ao final de 2024
No noticiário corporativo, a Petrobras informou que suas estimativas de reservas provadas somaram 11,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Deste total, 85% são de óleo e condensado e 15% de gás natural. A estatal teve um crescimento de 1,3 bilhão de boe em 2024. O conselho de administração da Telefônica Brasil aprovou a convocação de uma AGE para 13 de março para analisar o grupamento de ações ordinárias na proporção de 40 para 1. A Cosan comunicou que sua subsidiária de Luxemburgo decidiu exercer a cláusula de resgate antecipado de bonds com vencimento em 2027, no valor de US$ 392 milhões. Even e Melnick informaram o início de uma parceria por meio de um projeto imobiliário com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 700 milhões em São Paulo. A EcoRodovias e o governo de Minas Gerais firmaram acordo para revisar o contrato referente à concessão da BR-135.
Deixe um comentário