Na contramão dos mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou avanço de 0,25% na sessão desta quinta-feira, aos 123.357,55 pontos. Apesar da valorização da Bolsa brasileira, as ações de Petrobras ON e PN cederam 0,75% e 1,04%, respectivamente, com a companhia atingindo seu menor valor de mercado desde dezembro de 2023, avaliada em R$ 461,7 bilhões. A estatal é penalizada por um movimento de queda do petróleo em âmbito internacional, com a commodity em seu patamar mais baixo em quase seis meses.
Em Wall Street, as bolsas americanas recuaram em bloco, com o mercado ainda temeroso pela política comercial que será adotada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo depois de o republicano adiar para 2 de abril o início da tarifação sobre produtos importados do México e do Canadá. As ações de tecnologia, especialmente dos setores de semicondutores e ligados à inteligência artificial, foram as mais impactadas na sessão. Há ainda cautela antes do payroll que será divulgado amanhã.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou praticamente estável, em leve alta de 0,06%, cotado a R$ 5,7597, em pregão marcado por trocas de sinal. Operadores justificaram a falta de apetite pelo real a ajustes técnicos e recomposição de posições defensivas no mercado futuro. Em determinado momento do dia, agentes adotaram maior cautela após informação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, de que o presidente Lula poderia anunciar hoje medidas para conter a alta dos alimentos.

Deixe um comentário