Em linha com os mercados acionários de Nova York, o Ibovespa registrou avanço de 1,36% na sessão desta sexta-feira, aos 125.034,63 pontos. A Bolsa brasileira foi impulsionada pela valorização de nomes ligados a commodities, casos de Vale ON (+1,46%) e Petrobras PN (+1,08%). O PIB brasileiro cresceu 3,4% no ano de 2024, praticamente em linha com os 3,5% esperados pelo mercado. No último trimestre do ano, o PIB cresceu 0,2%, desacelerando em relação aos 0,9% do terceiro trimestre e ficando abaixo das expectativas, que previam um crescimento de 0,4%.
Segundo a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, daqui para frente, ela entende que a taxa de juros mais alta (e ainda em processo de aperto) tende a fazer com que variáveis como renda e investimentos sejam impactadas com mais força, o que tende a guiar a desaceleração da economia ao longo dos próximos meses – podendo fazer com que o mercado comece a discutir, no segundo semestre, o início de um processo de corte de juros.
Em Wall Street, as bolsas americanas subiram em bloco, mas encerraram com o pior desempenho semanal desde setembro do ano passado. Entre os indicadores econômicos do dia, o payroll, o relatório de empregos dos Estados Unidos, reportou a criação de 151 mil postos de trabalho no mês de fevereiro, abaixo da estimativa de adição de 170 mil vagas. A taxa de desemprego americana avançou para 4,1%.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em alta de 0,53%, cotado a R$ 5,7902, em linha com o movimento de valorização da moeda americana na comparação com divisas emergentes, entre elas o real. Dados mais fracos da China, com queda mais forte do que o esperado para importações, e as incertezas sobre as políticas tarifárias do governo Trump foram apontados como justificativas para tal movimento.
Deixe um comentário