CPI dos EUA registra avanço de 0,2% em fevereiro
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em trajetória de alta nesta quarta-feira. O movimento acontece após os Estados Unidos cancelarem a tarifa extra de 25% sobre aço e alumínio do Canadá. A União Europeia anunciou uma taxação de 25% sobre o aço e o alumínio importados pelos americanos como forma de retaliação. Somado a isso, um possível acordo de cessar-fogo na Ucrânia é bem recebido pelo mercado. O destaque do dia fica por conta do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA, que registrou alta de 0,2% em fevereiro na comparação com o mês anterior, melhor do que as expectativas de avanço de 0,3%. Na comparação anual, o índice de inflação acumula valorização de 2,8%. Às 10h45, o Canadá divulga sua decisão de política monetária. Entre as commodities, o petróleo tem alta superior a 1%, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 0,32% em Dalian, na China.
IPCA registra alta de 1,31% em fevereiro
No cenário doméstico, o IPCA registrou avanço de 1,31% em fevereiro, após alta de 0,16% em janeiro, informou o IBGE. O número veio praticamente em linha com as expectativas do mercado. No ano, o indicador de inflação acumula valorização de 1,47% e, nos últimos 12 meses, acréscimo de 5,06%. Já o IGP-M registrou alta de 0,29% na primeira prévia de março, desacelerando ante os 0,39% na mesma leitura de fevereiro, informou a FGV. O presidente Lula assina MP que reformula o crédito consignado para trabalhadores do setor privado. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Pollo de Mello Lopes.
CSN reporta balanço do 4T24 após fechamento do mercado
No noticiário corporativo, a CSN divulga balanço referente ao quarto trimestre de 2024 após o fechamento do mercado. A Cury reportou lucro líquido de R$ 165,8 milhões no 4T24, avanço anual de 3,4%. Já a Azzas teve lucro líquido de R$ 168,9 milhões no 4T24, queda anual de 35,8%. A CCR contratou quatro bancos para estruturar a venda de 20 aeroportos na América Latina e de fatias em cinco ativos de mobilidade no Brasil. Um novo acordo de acionistas envolvendo Votorantim, o sócio-fundador da Hypera, José Alves de Queiroz Filho, e o fundo Maiorem deve ser anunciado em abril, segundo o Broadcast. A Americanas iniciou o procedimento arbitral para condenação de quatro ex-diretores por conta da fraude contábil revelada em 2023.
Deixe um comentário