Feriados nos EUA e no Reino Unido enxugam liquidez global
A liquidez global desta segunda-feira deve ser reduzida, já que os mercados acionários de Nova York ficam fechados por conta do feriado de Memorial Day. A bolsa de Londres também fica fechada pelo Feriado Bancário de Primavera. Já as bolsas europeias operam no campo positivo. Pesa a favor a notícia de adiamento da tarifa de 50% dos Estados Unidos a produtos da União Europeia até dia 9 de julho. A Moody’s reafirmou o rating da China em A1, com perspectiva negativa. A agenda semanal reúne a ata da última reunião do Federal Reserve, na quarta-feira, o PIB do primeiro trimestre, na quinta-feira, e o PCE de abril, na sexta-feira, ambos referentes aos EUA. Entre as commodities, o petróleo recua 0,3%, enquanto o minério de ferro fechou em queda de 2,21% em Dalian, na China.
IPCA-15 de maio e PIB do 1T25 são destaques da agenda semanal
No cenário doméstico, o destaque da agenda semanal fica por conta do IPCA-15 referente ao mês de maio, na terça-feira. Na quarta-feira, sai o Caged de abril e o relatório da dívida pública. Na quinta, serão divulgados o IGP-M de maio, a Nota de Crédito do Banco Central, as contas do Governo Central e a PNAD Contínua do trimestre encerrado em abril. Por fim, na sexta-feira, teremos o PIB do primeiro trimestre e o resultado primário do Setor Público de abril. Hoje, teremos reunião trimestral de economistas com o Banco Central. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de evento do BNDES no Rio de Janeiro. Por aqui, o pregão deve ter liquidez reduzida por conta dos feriados nos EUA e no Reino Unido, mas com o mercado ainda de olho nos desdobramentos sobre as medidas no IOF.
Movimentos de OPA crescem no mercado brasileiro
No noticiário corporativo, a Zamp, dona das marcas Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no Brasil, informou que seu acionista controlador está avaliando realizar uma OPA de ações para fechamento de capital da companhia. Já a Santos Brasil protocolou pedido de OPA para compra de até 100% das ações ordinárias, a R$ 13,60 cada. A Petrobras e a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola assinaram um MoU para implementar estudos conjuntos para elaborar pesquisas nas áreas de exploração de petróleo e gás natural, entre outros. A estatal ainda anunciou que a FPSO Alexandre de Gusmão começou a operar no sábado, no campo de Mero, na Bacia de Santos, com dois meses de antecedência em relação ao planejado. O Grupo Energisa registrou uma queda de 1,7% no consumo consolidado de energia elétrica em suas áreas de concessão em abril na comparação com o mês anterior. A partir de hoje, o Grupo Toky, antiga Mobly, passa a ter suas ações ordinárias negociadas na B3 sob o ticker “TOKY3”.
Deixe um comentário