Bolsas globais operam em alta nesta terça-feira
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam em trajetória de alta nesta terça-feira. O mercado segue atento às negociações comerciais, especialmente entre Estados Unidos e China, além de permanecer em compasso de espera pela decisão de juros do Federal Reserve, que será divulgada amanhã. O PIB da Espanha registrou crescimento de 0,7% no segundo trimestre, acima da projeção de avanço de 0,6%. A agenda internacional reúne o relatório Jolts de abertura de vagas referente ao mês de junho e o índice de confiança do consumidor americano de julho, ambos às 11h. Entre as commodities, o petróleo sobe 0,2%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,63% em Dalian, na China.
Lula sanciona programa Acredita Exportação em meio a tensão com EUA
No cenário doméstico, o clima de tensão aumenta à medida que 1º de agosto se aproxima, data imposta pelos EUA para começar a vigorar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados. O presidente Lula publicou no Diário Oficial da União (DOU) a lei complementar do programa Acredita Exportação, com o objetivo de antecipar para este ano benefícios da reforma tributária para exportadoras. Com a nova lei, micro e pequenas empresas poderão restituir 3% sobre a receita de vendas ao exterior. A imprensa noticia que bancos brasileiros irão solicitar ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, mais leilões de reservas internacionais em 2025, diante de um temor de uma crise de inadimplência de exportadores brasileiros. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista às 15h.
Petrobras divulga relatório de produção e vendas do 2T25
No noticiário corporativo, a Petrobras divulga o relatório de produção e vendas do segundo trimestre, após o fechamento do mercado. A Telefônica Brasil registrou lucro líquido de R$ 1,344 bilhão no segundo trimestre de 2025, uma alta de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Após o fechamento do mercado, também teremos os resultados trimestrais de Tim Brasil e Motiva, ex-CCR. O Méliuz anunciou o americano Mason Foard como diretor de estratégia de bitcoin da companhia. O conselho de administração da Dasa aprovou a aquisição de 20% restantes do Centro de Pesquisas Clínicas (CPclin). A partir de agosto, as operadoras de planos de saúde vão poder trocar dívidas de ressarcimento ao SUS por atendimento a pacientes do sistema público. A expectativa é que, na largada, R$ 750 milhões em dívidas sejam convertidas em consultas, exame e cirurgias.
Deixe um comentário