B.Side Insights

Daily report

Morning Call B.Side: Mercado reage a indiciamento de Bolsonaro pela PF e nova pesquisa eleitoral

Morning Call B.Side: Mercado reage a indiciamento de Bolsonaro pela PF e nova pesquisa eleitoral

Bolsas globais operam no vermelho nesta quinta-feira

Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias adotam trajetória negativa nesta quinta-feira. A diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, afirmou que não tem a intenção de renunciar ao cargo após pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela sua saída. Na zona do euro, o PMI composto subiu de 50,9 em julho para 51,1 em agosto, atingindo o maior nível em 15 meses, e levemente acima das expectativas de 51. O mesmo indicador registrou avanço para 50,9 em agosto na Alemanha e alta para 53 no mesmo mês no Reino Unido. Os EUA também divulgam seu PMI composto, às 10h45, além de pedidos semanais de seguro-desemprego. Entre as commodities, o petróleo sobe 0,6%, enquanto o minério de ferro fechou em alta de 0,98% em Dalian, na China.

Mercado reage a indiciamento de Bolsonaro pela PF e pesquisa eleitoral

No cenário doméstico, o noticiário político deve seguir no foco do mercado, após o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro serem indiciados pela Polícia Federal por coação ao tentar interferir no julgamento da ação penal, além de pedido de asilo político do ex-presidente na Argentina. Agentes também seguem atentos a potenciais desdobramentos da Lei Magnitsky. O Instituto Genial/Quaest divulgou pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2026, na qual o presidente Lula lidera todos os cenários em disputa no segundo turno. Comparado com sua pesquisa anterior, Lula oscilou dois pontos para cima, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, caiu dois pontos. Na agenda econômica, o destaque fica por conta da arrecadação federal de julho, às 10h30, com expectativa de um resultado de R$ 252,5 bilhões.

Presidente do conselho da Petrobras renuncia ao cargo

No noticiário corporativo, a Petrobras confirmou que Pietro Adamo Sampaio Mendes renunciou à presidência do conselho de administração da companhia. Um nome provisório assumirá o posto até uma decisão final do governo. Sampaio Mendes irá para a diretoria da ANP, com mandato de cinco anos já aprovado pelo Senado. A Petrobras também ratificou seu Plano de Negócios para o período entre 2025 e 2029, que contempla aportes em etanol, com prioridade para parcerias estratégicas. A Azul registrou crescimento de 42,5% no número de passageiros transportados para os EUA nos sete primeiros meses do ano na comparação com o mesmo período de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior Fechamento B.Side: Ibovespa opera próximo da estabilidade de olho em tensão entre Brasil e EUA; dólar recua a 5,47
Próxima artigo Morning Call B.Side: discurso de presidente do Fed fica no foco dos mercados