
PIB dos Estados Unidos sobe 3,3% no 2T25, diz 2ª prévia
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias não definem sinal único nesta quinta-feira, com os mercados andando de lado. A segunda leitura do PIB dos Estados Unidos mostrou uma alta anual de 3,3% no segundo trimestte de 2025, acima da primeira prévia de avanço de 3%. Agentes também acompanham a divulgação da ata referente à última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). O mercado também reage ao balanço do segundo trimestre de Nvidia, cujas ações recuam 0,3% no pré-mercado de NY, com o resultado sendo impactado pela restrição dos EUA a exportações para a China e temores de perda de força da demanda por chips de inteligência artificial. Entre as commodities, o petróleo recua 0,2%, enquanto o minério de ferro fechou em forte alta de 1,74% em Dalian, na China.
IGP-M quebra sequência de baixas e sobe 0,36% em agosto
No cenário doméstico, o IGP-M registrou alta de 0,36% em agosto, primeiro avanço após três quedas consecutivas, informou a FGV. Com o resultado, o indicador de inflação acumula queda de 1,35% em 2025 e avanço de 3,03% nos últimos 12 meses. Além disso, teremos a divulgação do resultado primário do Governo Central de julho, às 14h30, com expectativa de déficit de R$ 59,5 bilhões. O mercado pode reagir à nova pesquisa eleitoral, desta vez da AtlasIntel/Bloomberg, que mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, registrou 48,4% das intenções de voto contra 46,6% do presidente Lula em uma simulação de segundo turno para a Presidência. Por aqui, os ativos locais podem refletir a fraqueza dos mercados internacionais, contudo a forte alta do minério de ferro pode trazer algum impulso.
C&A e Cury entram no Ibovespa; Petz e São Martinho saem
No noticiário corporativo, a terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa, válida de setembro a dezembro de 2025, traz como novidades a entrada dos papéis de C&A e a saída das ações de Petz. Assim como aconteceu em outras prévias, foi mantida a entrada de Cury e a saída de São Martinho. A Petrobras encerrou ontem a Avaliação Pré-Operacional (APO), coordenada pelo Ibama, na Margem Equatorial, na foz do Amazonas. A CBA negou que haja um acordo formal ou informal de venda do controle da companhia, em resposta a questionamento da B3. Segundo a imprensa, acionistas do GPA querem aproveitar a AGE convocada pela família Coelho Diniz para destituir Ronaldo Labrudi da presidência do conselho de administração da empresa. A Oi adiou pela segunda vez a divulgação do balanço do segundo trimestre de 2025, desta vez para o dia 4 de setembro.
Deixe um comentário