
Payroll de setembro dos EUA é destaque da agenda na semana
Os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias iniciam a semana em trajetória de alta. O destaque da agenda econômica fica por conta da divulgação do payroll de setembro dos EUA, que será divulgado na sexta-feira. Além disso, teremos discursos de dirigentes do Federal Reserve, Banco da Inglaterra (BoE) e Banco Central Europeu (BCE). Na zona do euro, o índice de sentimento econômico subiu de 95,3 pontos em agosto para 95,5 pontos em setembro, acima das expectativas de 95,2. O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, afirmou que tem reunião marcada com o presidente dos EUA, Donald Trump, e com os principais líderes democratas e republicanos para evitar uma paralisação do governo americano. Entre as commodities, o petróleo recua 1,8%, após rumores de aumento de produção, enquanto o minério de ferro fechou em baixa de 1,57% em Dalian, na China.
Aneel anuncia bandeira vermelha 1 para outubro
No cenário doméstico, os ativos domésticos podem ser pressionados pela queda das commodities. Por aqui, o mercado deve recalibrar as projeções para o IPCA, após a Aneel anunciar a bandeira vermelha patamar 1 em outubro, reduzindo a de patamar 2 aplicada em setembro. Entre os indicadores econômicos, o IGP-M reportou avanço de 0,42% em setembro, após alta de 0,36% em agosto, informou a FGV. O resultado veio acima das projeções de 0,32%. A agenda desta segunda-feira ainda reúne os dados do Caged, com expectativa de criação líquida de 182 mil empregos. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam de eventos. Em Brasília, a Câmara pode votar ainda nesta semana o projeto de lei que isenta o IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais.
ANP e Receita Federal interditam Refinaria de Manguinhos
No noticiário corporativo, a ANP e a Receita Federal interditaram ontem a Refinaria de Manguinhos (Refit) por irregularidades encontradas na unidade após operação. Há preocupação de empresas do setor de falta de abastecimento de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro. O registro processual do Ibama referente ao bloco na Margem Equatorial mostra que a Petrobras protocolou na última sexta-feira as respostas sobre os ajustes solicitados pelo órgão ambiental dentro do processo de licenciamento. A Petrobras já está na última etapa do processo para exploração do bloco, localizado em águas profundas do Amapá. A Fitch rebaixou todos os ratings da Braskem, apontando deterioração significativa da liquidez e risco de reestruturação financeira.
Deixe um comentário